26/06/2023 às 17h55min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h01min

Atleta Lina Bacelar fica em 2º lugar em campeonato de Taekwondo

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A atleta da delegação brasileira Taekwondo, Lina Bacelar, de 30 anos, conquistou medalha de prata na categoria sub-40, na modalidade poomsae, no último Open da Costa Rica de Taekwondo, ocorrido em 15 e 16 de junho, na cidade de Heredia, dentro do Palácio de Los Deportes, na Costa Rica. Ao todo, foram 18 medalhas conquistadas pela delegação brasileira nas categorias Kioruguy e Poomsae. Atualmente, a atleta está com a sétima colocação no ranking mundial. Os planos agora estão voltados na participação do Campeonato Mundial de Poomsae, que acontece em 2024, em Hong Kong. 

Atleta profissional há quase uma década, Lina Bacelar já foi vice-campeã dos Jogos Sul-Americanos de 2022 e do Campeonato Pan-Americano Adulto, em 2023, disputado na República Dominicana. A expectativa para o próximo mundial é alta na poomsae (modalidade que avalia a performance dos movimentos da arte marcial), visto que a atleta subiu recentemente na categoria idade. “Estou com muita expectativa em conquistar uma medalha no mundial”.

Além de medalhista, Lina Bacelar é também treinadora, coordenadora de equipe e pós-graduanda em Gestão de Esporte na Fundace (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia). Natural de São Luís do Maranhão, atualmente mora em São José dos Campos (SP), onde coordena e treina alunos de taekwondo no programa “Atleta Cidadão”. Ela atua ainda como gestora esportiva em uma das unidades da Academia Tigers de Taekwondo, e é vice-presidente da Comissão de Atletas da Confederação Brasileira de Taekwondo.

Conciliar as múltiplas atividades em torno da arte marcial acaba sendo um desafio. Lina Bacelar acredita que o maior segredo está na organização da carreira, na disciplina e, principalmente, no investimento na formação educacional. Segundo ela, o curso de pós-graduação em Gestão do Esporte, da Fundace, tem oferecido ferramentas que ela utiliza diariamente nas aulas, nos treinamentos e na gestão da academia que coordena atualmente. “Hoje tenho muito mais embasamento teórico. Passei a entender melhor a relação com a imprensa, como é realizar a gestão de carreira de um atleta – não só a minha, mas também a dos meus alunos - além entender mais sobre questões gerenciais e administrativas que têm me ajudado muito”, conclui.

Sobre a Fundace 
A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1995, vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP USP). Seu objetivo é promover pesquisas e desenvolvimento nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, buscando contribuir para o crescimento econômico e social do país.

A Fundace conta com uma equipe qualificada de professores, pesquisadores e consultores, que combinam a sólida formação acadêmica com a experiência prática de mercado, organizando os recursos de conhecimentos gerados por professores e pesquisadores da FEA-RP USP. 

A instituição também executa serviços de consultoria especializada para atender às demandas da sociedade e de organizações públicas e privadas em geral, interessadas em práticas modernas e mais eficazes de gestão. Entre os setores que contam com a expertise empregada pela Fundace estão projetos ligados ao saneamento e a resíduos sólidos, avaliação de investimentos, elaboração de modelos de concessão e PPP (Parceria Público Privada) e treinamento para o setor público.
Congrega um pool inovador de cursos de especialização e qualificação, prestação de serviços, bem como extensão e soluções empresariais e para gestão pública. Já foram oferecidos diversos cursos de MBA em áreas de nas áreas de administração pública e empresarial, economia, contabilidade, finanças, marketing, entre outros. Atualmente, são ofertados cerca de 12 cursos por semestre nas modalidades presencial e on-line.

Ao longo de sua trajetória de quase 30 anos, a Fundace tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento nas esferas administrativas, contábeis e econômicas, além de prestar relevantes serviços às comunidades empresarial e acadêmica brasileiras.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp