26/06/2023 às 18h34min - Atualizada em 28/06/2023 às 00h00min

Capital paulista recebe o VII SPHarp Festival no CCBB, entre 12 e 16 de julho

Programação gratuita traz um line-up eclético, com Adan Vasquez (República Dominicana/EUA), Ecos Latinos (EUA e Guatemala), Heleen Vandeputte (Bélgica), Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão), Baltazar Juarez (México), Nando Araújo (Brasil), Sons Esféricos (Brasil e Argentina) e Duo Portinari (Argentina e Canadá)

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo recebe, no mês de julho, VII SPHarp Festival, um dos principais festivais de músicas do país e único dedicado exclusivamente à produção de harpistas contemporâneos. As apresentações ocorrem entre os dias 12 e 16/07 (quinta a domingo), reunindo importantes nomes nacionais e internacionais deste tradicional instrumento surgido há mais de 5 mil anos.

O público terá a oportunidade de conferir – sempre em dois horários, às 13h e às 18h, com entrada gratuita –, a musicalidade e o ecletismo de um line-up que passeia por diversos gêneros, que vão desde o barroco até o jazz, o rock e o heavy metal. As apresentações ocorrem em dois espaços do CCBB SP, o Teatro e o Térreo, que estará formatado para receber os artistas e a plateia.

Desta maneira, participam do festival Adan Vasquez (República Dominicana/EUA), Ecos Latinos (grupo com integrantes de EUA e Guatemala), Heleen Vandeputte (Bélgica), Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão), Baltazar Juarez (México), Nando Araújo (Brasil), Grupo Sons Esféricos (com integrantes de Brasil e Argentina) e Duo Portinari (com integrantes de Argentina e Canadá).

“Para o line-up do VII SPHarp Festival, buscamos privilegiar artistas de regiões geográficas onde o instrumento seja destaque, além de incluir também os vários tipos de harpas e repertórios possíveis”, destaca Sergio da Costa e Silva, criador e diretor do projeto. Ele ressalta que “com isto estamos realizando o maior festival de harpas do mundo em duração e número de concertos, colocando o Brasil no circuito mundial do instrumento”.

Costa e Silva enfatiza ainda que “o público poderá assistir a apresentações de alto nível, com harpistas de vários países, todos escolhidos pelos seus currículos e representantes dos vários tipos de harpas. Esta miscelânea faz com que o festival seja um evento que cresce ano a ano, sempre para plateias cada vez maiores”. 

Importante ressaltar que o festival terá edições em Brasília e Rio de Janeiro.

A Harpa – Um dos mais antigos instrumentos de corda dedilhada, a harpa tem sua origem relacionada ao tanger da corda dos arcos dos antigos caçadores. Algumas ilustrações destacam a presença das harpas no Oriente Médio e Egito, por volta do ano 3.000 a.C.. De formato triangular, todas as suas cordas estendem-se perpendicularmente em relação à base de seu corpo.

As primeiras harpas eram pequenas, com poucas cordas. A partir do século XVIII, passaram a ser construídas em madeira, com as cordas variando entre materiais como tripa, crina de cavalo, latão, bronze ou seda. Com o passar dos anos tornaram-se maiores, com mais cordas e, consequentemente, mais notas. A harpa moderna possui 47 cordas, com as 11 mais graves feitas de metal e as demais de tripa, além de 7 pedais. Atualmente, a harpa também é um dos instrumentos que compõem a orquestra, sendo normalmente posicionada entre a percussão e os instrumentos de teclado.

PROGRAMAÇÃO - VII SPHARP FESTIVAL

Dia 12 de julho (quarta-feira)
Adan Vasquez, harpa (República Dominicana/EUA)
Horário: 13h. Local: Teatro

Ecos Latinos - Patrice Fisher, harpa (EUA); Fran Comiskey, piano (EUA); Betsy Braud, flauta (EUA) e Carlos Valadares, percussão (Guatemala)
Horário: 18h. Local: Teatro

Dia 13 de julho (quinta-feira)
Ecos Latinos - Patrice Fisher, harpa (EUA); Fran Comiskey, piano (EUA); Betsy Braud, flauta (EUA) e Carlos Valadares, percussão (Guatemala)
Horário: 13h. Local: Teatro

Heleen Vandeputte, harpa (Bélgica)
Horário: 18h. Local: Térreo

Dia 14 de julho (sexta-feira)
Grupo Fujiyama Nippon de Koto (Japão)
Horário: 13h. Local: Teatro

Baltazar Juarez, harpa (México)
Horário: 18h. Local: Térreo

Dia 15 de julho (sábado)
Nando Araújo, harpa (Brasil)
Horário: 13h. Local: Térreo

Grupo Sons Esféricos - Soledad YaYa, harpa (Argentina) e Pat Diogo, tigelas de cristal de quartzo (Brasil)
Horário: 18h. Local: Térreo

Dia 16 de julho (domingo)
Heleen Vandeputte, harpa (Bélgica)
Horário: 13h. Local: Térreo

Duo Portinari, Soledad YaYa, harpa (Argentina) e Peter Pas, viola- (Canadá)
Horário: 18h; Local: Térreo

Serviço
VII SPharp Festival
Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo
Dias: 12, 13, 14, 15 e 16 de julho
Horários: às 13h e às 18h
Local: Teatro e Térreo
Ingressos gratuitos em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP 
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp