07/07/2023 às 15h20min - Atualizada em 08/07/2023 às 00h01min

AstraZeneca firma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, para plantio de 12 milhões de árvores na Mata Atlântica

No Pontal do Paranapanema, a biofarmacêutica irá atuar em conjunto com o ITESP em áreas de preservação permanente administradas pela Fundação, bem como em áreas privadas em acordos com os proprietários

SALA DA NOTÍCIA Luciana Canuto de Faria
Divulgação
Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta (6) à noite, o vice-governador Felicio Ramuth, executivos da AstraZeneca, o diretor executivo da Fundação ITESP, Guilherme Piai, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Natália Resende, e demais autoridades anunciaram investimento privado de R$ 350 milhões para o plantio de 12 milhões de árvores no Pontal do Paranapanema, em ação de restauração florestal da Mata Atlântica.

A iniciativa integra o projeto ARR Corredores de Vida, elaborado em parceria entre a Biofílica Ambipar e o IPÊ. A ação da AstraZeneca prevê o plantio de 12 milhões de árvores em áreas particulares que somam mais de 6 mil hectares, o equivalente a 38 Parques do Ibirapuera ou 6 mil campos de futebol.

De acordo com a biofarmacêutica, a iniciativa assegura a geração de 1.200 empregos diretor e indiretos, além de proporcionar um habitat seguro para espécies ameaçadas de extinção no Pontal do Paranapanema.

Na PPP, caberá à Fundação ITESP ofertar as áreas de reservas legais que são administradas por ela para o plantio das mudas e a AstraZeneca ficará responsável por toda a implantação do projeto. O diretor executivo do ITESP pontuou que estes corredores ecológicos irão transformar a realidade ambiental do Pontal e também a realidade social da região. “Esta iniciativa, que contará com investimentos 100% privados, irá gerar muitos empregos no Pontal e vai ser uma satisfação participar como parceiro deste projeto com as nossas reservas ambientais. Nós vamos trabalhar dia e noite para levar essa oportunidade para a nossa população que tanto merece e precisa”, destacou Guilherme Piai.

O vice-governador do Estado, Felicio Ramuth, assinalou que este representa o primeiro investimento de muitos outros que virão para mudar a realidade na região. “Neste caso teremos um investimento privado com a parceria do Governo do Estado e o ITESP sendo o facilitador das ações. Todos juntos atuando para que possamos gerar emprego e renda para o Pontal do Paranapanema”.

Esta ação está inserida no projeto global AZ Forest, pelo qual a AstraZeneca pretende plantar mais de 200 milhões de árvores em todo o mundo até o final de 2030.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp