31/10/2023 às 09h32min - Atualizada em 31/10/2023 às 09h29min

Quantos anos dura uma janela de alumínio?

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Foto: Divulgação

Quando se trata da escolha de materiais para janelas e portas em uma construção, a durabilidade é uma das considerações mais importantes. Uma das opções mais populares e confiáveis é o alumínio. 

 

As janelas e portas de alumínio são conhecidas por sua robustez e resistência às condições climáticas adversas. Mas quantos anos uma janela de alumínio pode realmente durar? Isso depende de vários fatores, incluindo as condições climáticas e de umidade a que estão expostas. 

 

Pensando nisso, leia o artigo completo e veja quantos anos dura uma janela de alumínio.

Entenda a durabilidade do alumínio

 

Antes de entrarmos em detalhes sobre como as condições climáticas e de umidade afetam a durabilidade das janelas e portas de alumínio, é importante entender por que o alumínio é uma escolha tão popular para essas aplicações.

 

O alumínio é um metal conhecido por sua resistência à corrosão. Ele possui uma camada de óxido natural que se forma quando o alumínio entra em contato com o oxigênio do ar. 

 

Essa camada de óxido age como uma barreira protetora, impedindo que o metal se deteriore. Além disso, o alumínio é muito leve, o que o torna ideal para janelas e portas, pois facilita a operação e reduz o desgaste ao longo do tempo.

Influência das condições climáticas e de umidade na durabilidade do alumínio

 

A durabilidade das janelas e portas de alumínio pode variar consideravelmente dependendo das condições ambientais a que estão sujeitas. As principais influências são as condições climáticas e a umidade.
 

1. Condições Climáticas

 
  • Ambientes Costeiros: Em regiões costeiras, as janelas e portas de alumínio são frequentemente a escolha preferida devido à sua resistência à corrosão causada pela exposição ao ar salino. O sal presente no ar pode ser extremamente corrosivo para muitos materiais, mas o alumínio mantém sua integridade por muito mais tempo nessas áreas. Materiais como madeira e aço podem ser rapidamente comprometidos pela maresia, tornando o alumínio a escolha mais sensata.
  • Clima Árido: Em climas áridos, onde a exposição ao sol e à poeira é alta, as janelas e portas de alumínio também se destacam. O alumínio é resistente à degradação causada pela exposição prolongada à luz solar e à poeira, tornando-o uma opção durável para essas condições.
  • Clima Úmido: Em áreas com alta umidade, como regiões tropicais, o alumínio continua a ser uma escolha sólida. Sua resistência à corrosão torna-o uma opção adequada mesmo em ambientes úmidos.
  • Clima Temperado: Mesmo em climas temperados, onde as variações de temperatura podem ser significativas, o alumínio mantém sua durabilidade. Sua expansão e contração térmica são relativamente baixas em comparação com outros materiais, minimizando a possibilidade de rachaduras e danos.
 

2. Umidade

 
  • Alta Umidade: O alumínio é altamente resistente à umidade, o que o torna ideal para áreas com alta umidade, como banheiros e cozinhas. Não enferruja nem apodrece, o que é uma preocupação comum ao usar materiais como a madeira.
  • Baixa Umidade: Em ambientes com baixa umidade, o alumínio também mantém sua durabilidade, pois a falta de umidade reduz o risco de corrosão.

Manutenção adequada para maximizar a durabilidade

 

Embora o alumínio seja naturalmente resistente, a durabilidade das janelas e portas de alumínio pode ser ainda mais prolongada com a manutenção adequada. Veja algumas dicas importantes que você deve levar em conta:

 
  • Limpeza Regular: Limpe a superfície de alumínio regularmente para remover poeira, sujeira e resíduos que possam acumular-se. Use um pano macio e água morna com sabão neutro para limpar.
  • Lubrificação das Dobradiças e Trilhos: Se sua porta de alumínio ou janela possuir dobradiças ou trilhos, lubrifique-os periodicamente para garantir um funcionamento suave.
  • Verificação de Vedação: Verifique as vedantes de borracha regularmente para garantir que estejam em bom estado. Substitua qualquer vedante danificado para manter a eficiência energética.
  • Pintura Ocasional: Em algumas situações, pode ser benéfico aplicar uma camada de tinta protetora nas janelas e portas de alumínio para protegê-las ainda mais contra os elementos.

Conclusão

 

A durabilidade de uma janela de alumínio ou porta de alumínio depende fortemente das condições climáticas e de umidade a que estão expostas. 

 

O alumínio é conhecido por sua resistência à corrosão e sua capacidade de resistir a uma ampla variedade de condições ambientais. Em ambientes costeiros, onde a corrosão causada pelo sal do mar é uma preocupação, o alumínio é frequentemente a escolha preferida devido à sua durabilidade. 

 

No entanto, independentemente das condições climáticas, a manutenção adequada desempenha um papel fundamental na maximização da vida útil das janelas e portas de alumínio. 

 

Portanto, ao escolher janelas e portas de alumínio para sua construção, lembre-se de considerar as condições locais e mantenha uma rotina de manutenção adequada para garantir sua longevidade e desempenho contínuo.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp