17/01/2020 às 21h15min - Atualizada em 17/01/2020 às 21h15min

Palestra gratuita explica como funciona o Enem e suas vantagens

O professor Silvio Romariz dos Santos é o facilitador do evento "Fiz o Enem e agora", que será no polo da Unicesumar, na próxima quarta-feira. Além disso, até o dia 24 a instituição está fazendo seleção de alunos que fizeram a prova no ano passado

“Fiz o Enem e agora?” é a palestra gratuita que o professor de matemática, Silvio Romariz dos Santos, fará, no dia 22 de janeiro, a partir das 19h, no polo da Unicesumar de Gaspar. Para os estudantes que ainda têm dúvidas sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) esse é o momento para entender como funciona o programa do Governo Federal. Durante o evento serão abordados os seguintes temas: como funciona a nota do Enem, TRI (Teoria da resposta ao Item), instituições da região que utilizam a nota do Enem, programas contemplados e a parceria entre Enem x Portugal.

A ação do professor é voluntária e tem por objetivo levar informações sobre os direitos dos alunos com relação às bolsas de estudo, proporcionados pela nota do Enem. O projeto “Fiz o Enem, e agora” está em desenvolvimento desde 2012 e busca atingir os jovens que estão saindo do ensino médio, com palestras sobre as possibilidades de carreiras e informações variadas sobre a prova e como utilizar a nota.

O Enem é uma prova que dá acesso ao ensino superior. Anualmente, milhares de brasileiros se inscrevem e realizam a avaliação. Depois de fazer o Enem é preciso aguardar o resultado final que é disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC), geralmente divulgado no mês de janeiro do ano seguinte a aplicação. Posteriormente, é aberta a temporada de inscrições para os programas do governo que viabilizam o acesso às universidades públicas e privadas brasileiras.

Seleção de candidatos

A Unicesumar, instituição de ensino superior com nota de excelência no IGC e mais de 700 polos de educação a distância no Brasil, oferece descontos que podem ser uma forma de fazer as mensalidades caberem no orçamento. As bolsas de estudos variam de acordo com a nota obtida. Os descontos são progressivos, começando com 35% e podendo chegar a 100%. Os interessados podem escolher entre mais de 50 opções de cursos superiores, nas áreas de educação, tecnologia, engenharias, bem-estar, gestão e outras. Para quem fez a prova no ano passado, a Unicesumar está analisando candidatos entre os dias 17 e 24 de janeiro.

Dados do Censo do Ensino Superior, divulgados pelo Instituto Anísio Teixeira (INEP), apontam que apenas 18% dos brasileiros com idade entre 18 e 24 anos estão matriculados no Ensino Superior. Para o diretor dos polos da Unicesumar de Gaspar, Blumenau, Indaial e Jaraguá do Sul, Adriano Albano, é fundamental que as instituições de ensinoo trabalhem com programas e projetos que ajudem os interessados a iniciar uma graduação. “A educação continua sendo a única via para mudar as coisas e fazer com que o País prospere”, declara.

Atualmente, o governo brasileiro possui alguns programas para ajudar os estudantes brasileiros a começar a graduação. Nas universidades públicas é possível entrar por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), já para as particulares tem o Programa Universidade para Todos (Prouni) que oferta bolsas de estudo e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) que servem para financiar o curso. No entanto, existem alguns critérios baseados em renda familiar, por exemplo, que devem ser observados para participar do processo de seleção. As inscrições acontecem duas vezes ao ano, no início de cada semestre.

Serviço:

O que: Palestra gratuita “Fiz o Enem e agora”, com o professor Silvio Romariz dos Santos

Quando: Dia 22 de janeiro, a partir das 19h

Onde: Polo da Unicesumar de Gaspar, situada  na Rua Leopoldo Schramm, 64. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (47) 3018-2636.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp