06/10/2021 às 11h39min - Atualizada em 07/10/2021 às 00h00min

É possível competir no atual cenário da distribuição de insumos agrícolas no Brasil e no mundo?

A Rede Catena aborda as mudanças que o setor vem sofrendo e aponta os caminhos para que o distribuidor local independente possa atuar, visando o crescimento saudável e competitivo

SALA DA NOTÍCIA Roberta
www.redecatena.com.br
O cenário da distribuição de insumos agrícolas no Brasil e no mundo vem se transformando, a partir de um movimento de consolidação das empresas do setor. Não é de hoje que essa concentração, baseada nas fusões e aquisições de grandes players do mercado, vem acontecendo. Isso sem contar que, no Brasil, onde o agronegócio se mantem promissor, tem se registrado a forte presença de investidores internacionais, o que tende a polarizar ainda mais a distribuição.

Segundo dados da 6ª Pesquisa Nacional da Distribuição Andav, o País conta hoje com mais de 51% de suas empresas distribuidoras agrícolas com governança corporativa, frente as que ainda contam com governança familiar. De 2020 para 2021, essas empresas apontaram 11% de crescimento em contratação de pessoal e faturaram juntas em torno de R$ 57 bilhões de reais. “Por mais otimista que sejam os números, o setor tem sentido o impacto dessa transformação e a preocupação do distribuidor local independente com sua competitividade é crescente nesse cenário”, comenta Marcelo Soares, diretor da Rede Catena Distribuição de Insumos Agrícolas.

Soares comenta que esse distribuidor local tem como ponto forte uma assessoria técnica mais focada, rapidez para trazer produtos e serviços novos ao mercado e simplicidade e autonomia para resolver o problema que o produtor tem hoje,  , sem contar o seu relacionamento estreito com o produtor. “O que falta a ele é a segurança de dominar todas as funções empresariais, sem perder a essência e o foco no produtor”, afirma.

A Rede Catena foi criada em 2020 com o objetivo de apoiar o distribuidor local independente para que ele seja a melhor opção de canal para a indústria e o produtor rural. “Nos estruturamos para atuar no direcionamento empresarial e para trazer mais alternativas de negócios em várias áreas para estes distribuidores, valorizando a independência de cada empresário, preservando o jeito de ser e principalmente decisão de escolher seus fornecedores e portfolio de produtos, financiadores e demais parceiros durante toda relação”, afirma o executivo.

Facilitar o acesso ao crédito é apenas parte do que a Rede Catena propõe. A área Financeira contempla diagnóstico de gestão empresarial, direcionamento estratégico, expansão do limite de crédito, busca de fontes alternativas de financiamento (fornecedores, bancos, mercado de capitais e outros), incluindo o acesso a créditos tipicamente disponível para empresas maiores.

Tudo isso se dá a partir de um diagnóstico de competitividade e de oportunidades baseado em um banco de informações já relevante sobre distribuição. Depois desse passo, a Rede Catena passa a apoiar as tomadas de decisão com base em inteligência de mercado e construção de sinergias ainda maiores com fornecedores, financiadores, investidores, seguradoras e demais parceiros de negócios. Incentiva o processo de inovação e de difusão de conhecimento visando o futuro. Os membros também contam com um time de Marketing que promove maior reconhecimento do distribuidor local pelo mercado, desenvolve a marca de cada Membro e trabalha junto com os fornecedores para ampliar a exposição dos produtos e as vendas..  “Entendemos que esse pacote tornará o distribuidor independente mais interessante para a indústria e para o produtor, mesmo em um mercado mais consolidado pois minimiza gargalos de crescimento e deixa brilhar seus atributos únicos””, afirma Marcelo Soares.

O executivo completa: “acreditamos que a força institucional da Rede Catena derivada da experiência de cada membro, da representatividade do volume de negócios e do conhecimento do nosso time profissionais, será catalisador do desenvolvimento não só de cada membro individualmente, mas dessa cadeia produtiva como um todo”.

Informações: www.redecatena.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp