CIDADE NO AR Publicidade 728x90
24/07/2023 às 17h42min - Atualizada em 25/07/2023 às 00h03min

Jundiaí recebe professores de enologia da Itália

Visita vai promover troca de conhecimentos científicos e acadêmicos

Emilly Santos
Divulgação
Jundiaí recebe nesta semana professores da Escola de Enologia “Giovanni Batistta Cerleti” (GBC), de Cornegliano, na Itália – primeira instituição enológica da Itália em funcionamento, desde 1897 -, para uma visita a vinícolas e ao novo Centro de Enologia da ETEC Benedito Storani. A visita é resultado das ações de estímulo ao agronegócio e ao turismo promovidas pela Prefeitura de Jundiaí, que também articulou a instalação da unidade no município.
 
“O objetivo dessa parceria é promover a troca de conhecimentos científicos e acadêmicos entre membros do corpo docente e alunos de ambas as instituições, com foco nas ações realizadas na Viticultura e Enologia. E claro, que esse intercâmbio proporcione um salto de qualidade nos vinhos de Jundiaí”, reforçou o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. Está previsto também um sistema generalizado de parceria com o Vêneto e a Itália com a ETEC e vinícolas paulistas por meio do envolvimento de instituições, consórcios, vinícolas e empresas de pesquisa e tecnologia.
 
Estão na comitiva o enólogo Luigi Franco, professor de Viticultura e Enologia da Escola de Enologia de Cornegliano e Enólogo em renomadas vinícolas venezianas e italianas, e Mauro Zardetto, também professor da Escola, técnico em vinhos, criador de formatos para a cultura alimentar e membro fundador da Associação VenetoBrasile de Conegliano. Na programação, estão previstas visitas em vinícolas de Jundiaí e em outras localidades, além de uma aula inaugural para os alunos da 1ª Turma do curso de Enologia e Viticultura da ETEC, na quinta-feira (27), às 19h30.
 
“Esse Centro de Enologia, que foi resultado de articulação da Prefeitura com o Centro Paula Souza, é uma conquista não só para Jundiaí, mas para todo o Estado de São Paulo, pois possibilita aos produtores de uva e de vinho paulistas um salto importante na qualidade dos produtos. Essa estrutura, aliada ao potencial do nosso turismo rural, vai atrair mais visitantes a Jundiaí e reforçar a economia e a geração de empregos”, reforçou o prefeito Luiz Fernando Machado.
 
Tecnologia
No dia 13 de junho, foi realizada a entrega técnica dos equipamentos com a primeira produção do suco de uva. Essa é uma etapa fundamental no processo de compra de qualquer equipamento agrícola, pois tem o objetivo de apresentar as máquinas aos produtores e técnicos, além das funções e especificações, de modo que quem opera tenha total conhecimento sobre os comandos. A previsão é que o Centro comece a funcionar efetivamente a partir de agosto.
 
O laboratório foi conquistado a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Centro Paula Souza, com foco no avanço do setor e na oferta de serviços e educação qualificados e específicos para os produtores rurais da cidade. O investimento total foi de aproximadamente R$ 16 milhões.
 
O Centro de Enologia contará com um curso técnico, que começará no dia 26 de julho, com a duração de três semestres, e que será o primeiro do Estado em Viticultura e Enologia. Aos produtores de vinho e suco de uva da cidade e de todo o estado, o espaço possibilitará a concepção, elaboração e envase, supervisionados por técnicos e alunos da escola.

Confira as fotos aqui.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 96199-3369  
Marco Berringer – [email protected] – (11) 99393-3088


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp