21/07/2023 às 16h52min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h03min

Fider Pescados exporta farinha de tilápia para os Estados Unidos

Mercado altamente exigente em termos de qualidade abre portas para a Fider, com indústria em Rifaina (SP)

Texto Assessoria

A Fider Pescados, uma das maiores e mais modernas indústrias de processamento de tilápia e seus subprodutos, recebeu aprovação para exportação de farinha para o mercado pet dos Estados Unidos. "Neste primeiro momento exportaremos 75 toneladas de farinha, mas o objetivo é ampliar cada vez mais, abrindo as portas de um país altamente regulado", ressalta o gerente da empresa, Juliano Kubitza.

 

A farinha de peixe é um produto seco, obtido a partir da cocção dos resíduos gerados pela produção. Trata-se de excelente fonte nutricional de proteínas, energia, minerais e vitaminas. Todos os processos que envolvem sua produção são realizados na fábrica de óleos e farinhas da Fider, instalada no complexo industrial da empresa, em Rifaina (SP).

 

A exportação de farinha de subprodutos de tilápia para os Estados Unidos exigiu adequações aos parâmetros estabelecidos pela legislação daquele país. "Os norte-americanos são extremamente exigentes em termos de qualidade, como destaque para o alto teor de proteína da farinha. Alcançamos tais parâmetros devido ao processo rápido e continuo, além matérias-primas extremamente frescas. A partir da despescagem, por exemplo, a Fider consome somente duas horas entre o bate da tilápia e a transformação dos resíduos em farinha. É um sistema bastante eficiente que segue rigoroso padrão de processamento. Ao fim de todo o ciclo, nossa farinha tem 65% de proteína em sua composição", completa Juliano Kubitza.

 

A fábrica é uma das mais modernas do país e entrou em funcionamento em 2020. Todos os processos são automatizados: da recepção de matérias-primas à embalagem. A administração é centralizada na sala de controle e são utilizados apenas quatro funcionários por turno.

 

A unidade recebeu investimentos de R$ 15 milhões e tem capacidade instalada para produção de 500 toneladas de óleos e de farinhas.

 

"A fábrica de óleos e farinhas da Fider é o estado da arte da transformação de resíduos de tilápia em insumos que voltam a ser utilizados na piscicultura e nas demais proteínas animais como um todo", reforça o gerente da empresa. "Com a fábrica de óleos e farinhas, podemos assegurar que na Fider aproveitamos 100% da tilápia".

 

A Fider processa cerca de 800 toneladas de produtos de tilápia por mês. A empresa é uma das cinco maiores processadoras de tilápia do Brasil, líder em produção no Estado de São Paulo, atende todo o território nacional e exporta para sete países – Estados Unidos, Canadá, Taiwan, Venezuela, Bangladesh, Sri Lanka e Indonésia. Além de linha própria, produz para importantes marcas.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp