CIDADE NO AR Publicidade 728x90
17/12/2021 às 12h26min - Atualizada em 30/12/2021 às 00h20min

Soluções IoT vence Desafio Banrisul do HackatAgro

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Priscila Pedrini
Iniciativa é uma promoção da Neodigital; Charla Sustentável e Equipe Sucesso foram classificadas em 2º e 3º lugar na maratona
A adoção de práticas de agricultura inteligentes, que contribuem para reduzir a emissão de gases que agravam o efeito estufa, é uma tendência cada vez mais forte no Brasil. Com foco em uma estratégia robusta de sustentabilidade a partir de 2022, o Banrisul apoiou em dezembro um desafio do movimento HackatAgro e da empresa Neodigital. Startups e equipes independentes foram convidadas a pensar soluções socioambientais em uma maratona de três dias, realizada no último final de semana. A grande vencedora foi a Soluções IoT, anunciada em live na noite desta quinta-feira (16).
Segundo os organizadores, o objetivo do Desafio Banrisul foi levantar caminhos viáveis para mensurar, com precisão, o carbono capturado da atmosfera, pelas lavouras cultivadas, florestas entre outros empreendimentos vinculados ao agronegócio. Ganhadora em 1º lugar no hackathon, a Soluções IoT propôs uma plataforma de auxílio aos produtores rurais para comercializar e certificar a produção de créditos de carbono a partir da geração de energia com o uso de fontes renováveis.
Em segundo lugar, ficou o time Charla Sustentável, que apresentou uma plataforma em que a comercialização desses créditos é direta, com foco na prática de plantio. Terceira colocada, a Equipe Sucesso criou um aplicativo para gestão de cultivo de mini-algas em espaços rurais com alto potencial para gerar créditos de carbono.
Parcerias para a sustentabilidade
Para o próximo ano, o Banco elabora uma Agenda Estratégica de Sustentabilidade, com o compromisso de aliar bons resultados financeiros ao impacto positivo junto ao meio ambiente, à sociedade e aos colaboradores. "O Banrisul acredita em parcerias para encontrar respostas às questões climáticas de forma inovadora e eficiente. O desafio junto ao HackatAgro e a Neodigital foi um sucesso, tanto pelas ideias apresentadas como pela mobilização gerada em torno do tema. Estamos confiantes em resultados cada vez mais relevantes nessa área", destaca o diretor de Crédito da instituição financeira, Osvaldo Lobo Pires.
Na avaliação do CEO da Neodigital, Alberto Meneghetti, o HackatAgro superou suas metas iniciais, trazendo propostas realmente inovadoras. "O Brasil é um país com grande potencial, e o fator humano é uma das nossas grandes riquezas. Quando unimos pessoas com diferentes vivências e conhecimentos trabalhando por um objetivo único, não tem como chegar a resultados não menos do que espetaculares. Por isso, as maratonas de inovação são práticas tão positivas", comenta.
HackatAgro 2021
Os inúmeros desafios decorrentes da pandemia da Covid-19 não prejudicaram o movimento de digitalização do agronegócio brasileiro. Realizadas totalmente online, as maratonas de inovação do HackatAgro proporcionaram ao longo do ano três desafios (Yara, Claro e Banrisul) com a produção de 200 horas de conteúdos estratégicos para estimular a inovação tecnológica no setor. Foram dez episódios da Websérie HackatAgro, abordando temas relacionados ao uso da tecnologia no agro, seguindo os desafios propostos pelos hackathons, que estão disponíveis nas principais plataformas. Até o final de 2021, serão 20 episódios do Podcast HackatAgro Cast.
"Encerramos o ciclo de 2021 com saldo extremamente positivo. Cada vez mais cresce a conscientização de que a tecnologia e a inovação são ferramentas fundamentais também no agronegócio", reforça o idealizador do movimento, Donário Lopes de Almeida. Na avaliação dele, as vantagens são perceptíveis em todos os elos da cadeia: o produtor, que com a tecnologia consegue melhorar e ampliar sua produção; as indústrias e comércios, que conseguem assegurar a qualidade dos produtos; os consumidores, que podem utilizar esses produtos com segurança; e para a sociedade como um todo, com técnicas sustentáveis. "Esse é o verdadeiro cenário ganha-ganha", finaliza.
Destaque aos temas dos três hackathons:
• Desafio Claro: abordou a gestão efetiva da proteção de cultivos, destacando os impactos ambientais relacionados.
• Desafio Yara: buscou soluções de rastreabilidade do caminho da soja e assim desenvolver soluções para melhorar a elegibilidade do biodiesel.
• Desafio Banrisul: levantou a discussão de como tangibilizar o crédito de carbono para os produtores.
Participaram do HackatAgro mais de 700 empreendedores, 46 startups e 75 mentores. Ao todo, foram 216 horas de maratonas de inovação.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp