09/10/2019 às 14h35min - Atualizada em 09/10/2019 às 14h35min

Associação Terapêutica ACOLHER e o projeto Renovar o Brasil

Guilherme Ângelo
Guilherme Ângelo
“Fazer uma ação social, compartilhar do nosso tempo, da nossa saúde, com as pessoas que estão necessitando da nossa ajuda. Eu fico muito satisfeita com isso.” É o que acha a Srª Valdevína Pires, 63 anos, moradora do Alto São Bento, Itapema-SC. E ela sintetiza muito bem o sentimento que repousou nos corações dos mais de 30 voluntários que participaram da ação proposta pelo RenovaBR, cujo nome foi Renovando o Brasil e aconteceu no último sábado (05/10), na Associação Terapêutica ACOLHER, Sertão do Trombudo. N° 6348, Itapema-SC. Idealizada e projetada pelo Sr Guilherme Ângelo, o Renovando O Brasil tinha como objetivo final, dar um recado claro: a política é uma ação humana, voltada na construção de ideias que possam tornar a vida das pessoas melhor.

Para longe de um clichê eleitoreiro ou conceito vago acerca do trabalho, fato é que se promoveu mudança. E para melhor. “A ação Renovar o Brasil tornou possível a construção do local destinado a Roda de Chimarrão, proporcionando aos nossos acolhidos momentos de socialização, troca de experiências e mais conforto na hora de tomar aquele chimarrão. Essa ação chegou em um momento muito propício, porque tínhamos a ideia e nos faltava os materiais e mão de obra destinados à construção deste espaço, que é fundamental para o processo de tratamento e recuperação dos acolhidos, pois a Roda de Chimarrão, faz parte da terapia onde produz efeitos fantásticos no referido processo” Sinaliza o Sr Sergio Cesar Soares, Presidente da Associação Terapêutica ACOLHER. 
                                                                                         
Mas nem tudo são flores, como nos diz Guilherme Ângelo, ao relatar o desafio que foi o planejamento, desenvolvimento e execução do Projeto Renovando Vidas - Roda de Chimarrão – 

 “Como tudo aconteceu, foi no mínimo emocionante. Tínhamos o projeto escrito e pronto, seria a revitalização de um equipamento público na área da saúde, iriamos reformar uma UBS, provavelmente a do Sertãozinho, dado o grau de comprometimento das estruturas. Verbalmente estava tudo certo com o Secretário de Saúde, o Senhor Alexandre Santos, contudo, o mesmo disse que precisava do aval de um outro setor. O tempo foi passando, foi passando e não tínhamos o retorno, até que mais tarde ele nos trouxe a negativa. Eu não tinha um plano B, e isso aí foi um erro da minha parte, a gente sempre tem que ter um plano B”. Infelizmente quem mais perdeu foi a comunidade que não teve a revitalização da UBS, algo que com toda certeza seria muito importante. 

“Até que no meio da semana, a Srª Marlete, que é também ideializadora da ACOLHER e atua nesta área a décadas, foi buscar a minha mãe em casa, pra ela ir cortar o cabelo dos acolhidos, ela faz esse trabalho voluntário há bastante tempo, e aí conversei com a Marlete, que naquela hora foi um anjo na verdade, porque me salvou e salvou o projeto. Ela me disse que havia uma necessidade específica lá na ACOLHER, fazer a ampliação da estrutura, com cobertura, pra implementação da terapia Roda de Chimarrão, que já acontecia, mas sem a infraestrutura adequada. Foi Deus que levou ela lá em casa naquele dia, eu tenho  certeza disso”.

Bom, o restante a gente já sabe né? Divulgação, mobilização e ação. A participação de  duas empresas foi imprescindível, a saber FEJOBI Incorporadora do amigo Josias, a Metalcalhas e a Silpinus. Assim como outra grande empresa que prefere não ser citada e amigos que ajudaram com doações. Mas principalmente a todos que dedicaram o seu tempo de vida para ir visitar e trabalhar um pouquinho pela Associação Terapêutica ACOLHER, esta sim, o grande destaque desse trabalho, que reconhecida pela FEBRACT e a ACOMTESC, é respeitada em todo o país e admirada por Itapema e região, graças ao seu trabalho de salvar vidas e restituir famílias.        
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp