CIDADE NO AR Publicidade 728x90
18/02/2022 às 17h00min - Atualizada em 19/02/2022 às 00h00min

Abertura Nacional da Colheita da Soja destaca a produção de soja no Piauí

Evento realizado nesta quinta-feira (17), pela primeira vez no estado, contou com transmissão ao vivo pelo Canal Rural

SALA DA NOTÍCIA Tatiane Oliveira
Divulgação Canal Rural

A Abertura Nacional da Colheita da Soja - Safra 2021/2022, iniciativa que marca oficialmente o trabalho de retirada da oleaginosa do solo, aconteceu nesta quinta-feira (17), no Piauí. Realizada na Fazenda Progresso, no município de Sebastião Leal, o evento aconteceu pela primeira vez no estado, que somente nesta temporada plantou 893,2 mil hectares de soja e tem a expectativa de colher uma safra recorde de quase 3 milhões de toneladas do grão. Parceiro da ação, o Canal Rural exibiu a cerimônia ao vivo e exibirá reportagens em sua programação e também nas redes sociais.

Durante a cerimônia de abertura, Alzir Aguiar Neto, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Piauí (Aprosoja-PI), explicou que o nível de técnica e de precisão das lavouras mostra a aptidão do estado em vencer os desafios da produção, como a infraestrutura e a logística. “Antes o que era um Cerrado, foi transformado em um mar de soja. Teremos uma safra recorde e o Piauí tem capacidade de mais do que dobrar a sua produção de grãos. Acredito que isso acontecerá nos próximos dez anos”, destaca Neto.

A Abertura da Colheita da Soja foi marcada com uma programação de debates sobre as perspectivas de mercado, insumos, logística, fronteiras agrícolas, mercado e clima discutidos por especialistas da soja do País. O primeiro painel teve a participação de Edeon Vaz Ferreira, diretor-executivo Movimento Pró-logística, Moyses Barjud, presidente do Sindicato Rural de Bom Jesus e Flavio Inoue, CEO da Insolo, que abordaram assuntos como a insegurança jurídica e regularização fundiária no estado.

Durante a cerimônia foram apresentados os candidatos e aberta a votação para o concurso Personagem Soja Brasil, iniciativa que tem como objetivo valorizar as pessoas envolvidas na cadeia produtiva do grão e faz parte do Projeto Soja Brasil, uma parceria entre a Aprosoja Brasil e o Canal Rural. “Por meio desta importante data para o agronegócio brasileiro, o Canal Rural reconhece e destaca as conquistas do Piauí para todo o Brasil. A Abertura Nacional da Colheita da Soja é um marco e abre espaço para o debate de temas que possibilitam impulsionar o desenvolvimento e consolidação do plantio e colheita da soja em todos o país”, destaca Giovani Ferreira, diretor de Jornalismo do Canal Rural.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp