28/02/2022 às 16h48min - Atualizada em 01/03/2022 às 00h00min

Cinema, literatura e poesia são atrações da Fundação do Livro e Leitura, em março

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto preparou uma agenda diversificada para o mês de março e visa atingir públicos de diferentes faixas etárias. As atividades serão oferecidas de forma híbrida, com encontros tanto no ambiente online, quanto presenciais. A agenda completa está disponível no site www.fundacaodolivroeleiturarp.com e nos canais da instituição pelas redes sociais.

No sábado (5 de março) acontece mais uma sessão do Cine Fórum, com exibição e debate do filme “Eles Atiram em Cavalos, Não Atiram?” (1969), do diretor Sydney Pollack. O encontro será realizado na sede da Fundação (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América), às 18h. O filme é um clássico da história do cinema e um dos mais representativos entre os lançados na época - na virada das décadas de 60 para os 70. A produção mostra que, durante a Grande Depressão, nos anos 30 nos Estados Unidos, a maioria da população procurava por uma vida digna, sofrendo com o desemprego. Foi nessa época que, entre outras oportunidades, apareceram os concursos de dança, que testavam ao extremo a resistência dos competidores em troca de comida, roupas e alguns trocados. O filme faz uma severa crítica aos realities shows.

O último encontro do Cine Fórum será no dia 19 de março, às 18h, com o filme “O Beco das Ilusões Perdidas”, de 1947. O longa é baseado no livro com o mesmo nome, de William Lindsay Gresham. A reexibição da obra do século passado faz total sentido, quando o diretor Guillermo Del Toro lançou um remake do longa em janeiro – estrelado, ainda, nesta nova versão, por Bradley Cooper.

Lançamento de livro
No dia 10 de março (quinta-feira), às 19h, a escritora Áurea Laguna lança o livro “Os Ilustradores das Obras de Monteiro Lobato”. A noite de autógrafos será realizada na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América).

Áurea é formada em Serviço Social e criou a Logus, primeira livraria de livros usados em Ribeirão Preto, em 1983. É especialista em Monteiro Lobato e desde 1998 publica artigos para jornais e revistas, além de projetos e oficinas literárias sobre o autor. Escreveu, em 2013, um livreto, “Homenagem a Monteiro Lobato”, e agora “Os Ilustradores das Obras de Monteiro Lobato”.

Parada Poética
A poesia também será destaque da agenda do mês. No dia 10 de março (quinta-feira), o rapper, doutor em geografia e arte-educador, Renan Inquérito, visita a Sociedade Espírita Obreiros do Bem, em Ribeirão Preto, em dois horários, às 10h e às 14h. A “Parada Poética” será destinada a crianças e a adolescentes, atendidos pela instituição. O projeto existe desde 2013, sempre convidando outros poetas, com o objetivo de promover intercâmbio entre os escritores e o público.

Na sexta-feira, 11 de março, às 10h30, a Parada volta aos palcos da cidade. Dessa vez, no Marista Escola Social Ir. Rui (R. Júlio Ribeiro, 3451 - Parque Ribeirão Preto), para estudantes do ensino médio. Os adolescentes poderão assistir à apresentação de Renan Inquérito e recitar poesias.

Durante a Parada Poética existe apenas uma regra: ouvidos inclinados à poesia. Com isso, os encontros oferecem o microfone aberto para o público contar histórias e poemas, celebrando a oralidade. A proposta é apresentar a literatura como algo acessível a todos, sem qualquer conotação acadêmica.

Oficina com Nivaldo Brito
Nos dias 15 (terça-feira) e 16 de março (quarta-feira), o poeta Nivaldo Brito realiza a “Oficina de Mediação de Leitura” com alunos e educadores da Sociedade Espírita Obreiros do Bem. As atividades acontecem presencialmente na sede do instituto, na Rua Gui Saad Salomão, 880, no Parque Ribeirão Preto, às 18h e 10h, respectivamente.

Nivaldo Brito é artista, professor, poeta, itinerante e possui diversos livros, como “Tratando Sobre o Coração das Ditas” (2011), “Para Brisa” (2013), “Se Eu Tivesse Meu Próprio Dicionário” (2014) e “Revolução dos Feios” (2016). Além disso, o poeta já se apresentou em diversos Estados brasileiros e países da América do Sul.

Clube do Livro
No dia 19 de março, às 16h, acontece o tradicional Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A obra “Agnes Grey” (1847), de Anne Brontë, entra no centro da roda de conversas do grupo, com a mediação da bibliotecária Gabriel Pedrão. O encontro acontece de forma remota, através da plataforma de reuniões ZOOM, no link:  https://us02web.zoom.us/j/88467228937.

Contações de Histórias
A Fundação do Livro e Leitura ainda promove uma agenda exclusiva para valorizar a prática de contação de histórias e prestará homenagens ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e aos autores da 21ª Feira Internacional do Livro. A programação especial de contações de histórias recebeu a curadoria de Carolina Leopoldo Gregório, produtora cultural e educadora. O primeiro encontro de contação acontece no sábado (5/3), às 10h, na Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, Centro), com a professora, escritora e contadora de histórias, Elis, e será em homenagem a Tarsila do Amaral, uma das mais importantes artistas plásticas da primeira fase do Modernismo no Brasil.

Também na Biblioteca Sinhá Junqueira, no dia 19, às 16h, a pedagoga, mediadora de leitura e contadora de histórias, Thayene Alves, apresenta a produção do poeta modernista Mário de Andrade, uma das figuras mais importantes da Semana da Arte Moderna de 22, autor de “Pauliceia Desvairada”.

No último sábado, 26 de março, às 10h, a artista Thayame Porto realiza a contação de história inspirada na vida e obra de Ariano Suassuna. Além de ser o autor homenageado da 21ª FIL, o escritor é um dos grandes nomes da cultura nordestina, principalmente no teatro, e fundador do Movimento Armorial nos anos 1970, que tinha como finalidade utilizar a cultura popular para formar uma arte erudita. A atividade será realizada na sede da Fundação do Livro e Leitura (Rua Prof. Mariano Siqueira, 81, no Jardim América).

“Nossa proposta é oferecer ao público uma agenda que atenda aos interesses   de diferentes idades, incentivando o gosto pela leitura, pelo universo das histórias, o cinema e pela formação dirigida a estudantes e educadores”, apresenta a presidente da Fundação, Dulce Neves.

Para acompanhar a programação completa, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com

SERVIÇO
Data: 5 de março (sábado) | 10h
Contação de história: “Histórias de Tarsila”, com Elis, professora, escritora e contadora de histórias. Tema: “Tarsila do Amaral”.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua Duque de Caxias, 547, centro de Ribeirão Preto.

Data: 5 de março (sábado) | 18h
Cine Fórum com o filme “Eles Atiram Em Cavalos, Não Atiram?”, de 1969, baseado no livro "A Noite dos Desesperados", do autor Horace McCoy. Classificação: 16 anos. Filme raro. 129 minutos.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81, bairro Jardim América, Ribeirão Preto.

Data: 10 de março (quinta-feira) | 10h e 14h
“Parada Poética”, com Renan Inquérito, rapper e poeta.
Local: Obreiros do Bem – Rua Gui Saad Salomão, 880, no Parque Ribeirão Preto, Ribeirão Preto.

Data: 10 de março (quinta-feira) | 19h
“Lançamento e noite de autógrafos do livro: Os Ilustradores das Obras de Monteiro Lobato”, com Áurea Laguna, escritora.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81, bairro Jardim América, Ribeirão Preto.

Data: 11 de março (sexta-feira) | 10h30
“Parada Poética”, com Renan Inquérito, rapper e poeta.
Local: Marista Escola Social Ir. Rui (Rua Júlio Ribeiro, 3451 - Parque Ribeirão Preto)

Data: 15 e 16 de março (terça e quarta-feira)
“Oficina de mediação de leitura”, com Nivaldo Brito, poeta.
Local: Obreiros do Bem – Rua Gui Saad Salomão, 880, no Parque Ribeirão Preto, Ribeirão Preto.

Data: 19 de março (sábado) | 16h
Clube do Livro, “Agnes Grey”, de Anne Brontë - com Gabriela Pedrão, bibliotecária.
Transmissão: plataforma de reuniões ZOOM, no link: https://us02web.zoom.us/j/88467228937.

Data: 19 de março (sábado) | 16h
Contação de História: “Histórias de Mário”, com Thayene Alves, pedagoga, mediadora de leitura e contadora de histórias. Tema: Mário de Andrade.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua Duque de Caxias, 547, centro de Ribeirão Preto.

Data: 19 de março (sábado) | 18h
Cine Fórum “O Beco das Ilusões Perdidas”, de 1947, baseado no livro "O Beco das Ilusões Perdidas" (Nightmare Alley), do autor William Lindsay Gresham. Classificação: 14 anos. Filme raro. 111 minutos.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81, bairro Jardim América, em Ribeirão Preto.

Data: 26 de março (sábado) | 10h
Contação de História: “Histórias de Ariano”, com Thayame Porto, artista e contadora de histórias. Tema: Ariano Suassuna.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81, bairro Jardim América, em Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp