CIDADE NO AR Publicidade 728x90
06/05/2022 às 16h08min - Atualizada em 07/05/2022 às 00h00min

Projeto Folguedos Caipiras resgata musicalidade rural em apresentações no DF

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Definidos como festa popular muito comum pelo interior do Brasil, os folguedos atravessam gerações levando adiante os costumes, tradições e histórias regionais, mantendo as cantorias, danças de roda e cirandas no centro da brincadeira. Em Brasília, o projeto “Folguedos Caipiras” se propõe a encurtar a distância entre os ambientes culturais rural e urbano, com apresentações musicais em escolas e espaços culturais das regiões Gama, Taguatinga e Ceilândia, em seis apresentações que começam na próxima segunda-feira (9/5). CED 07 e CED Genser Teixeira, no Gama; o CEM12 (Ceilândia); CED 02 e o Sesc Taguatinga Sul são espaços onde o Folguedos Caipiras vai levar a sua festa. O circuito de atividades do projeto acontece até 23/5. 

Formatado como concerto musical aliado a atividades práticas, o projeto tem idealização e realização da Cia Armorial, grupo formado pelos instrumentistas Marcello Linhos (viola caipira), Nelson Latif (cavaquinho e violão de 7 cordas) e Marcelo Lima (bandolim). No roteiro, além de protagonizar parte da apresentação, a Cia Armorial também será banda de apoio para os três músicos convidados: Fred Magalhães, Pablo Ravi e Volmi Batista. “É um projeto focado na música rural que nem sempre o público tem acesso”, comenta Marcelo Lima. Quem participa logo tem a percepção da força das sonoridades que resgatam as raízes e histórias da música brasileira. “Nossa intenção é contribuir com a perpetuação dessa obra popular”, acrescenta.

Além do viés de preservação cultural, o projeto ainda tem a preocupação de colocar em destaque artistas que são expoentes na cena da cultura popular no Distrito Federal. O catireiro e percussionista Fred Magalhães é fundador do Patubatê, grupo conhecido por criar releituras de ritmos tradicionais brasileiros. Pablo Ravi é criador do Pé do Serrado, grupo especializado em cultura popular e banda de referência em Brasília para estilos musicais de raiz. Volmi Batista é cantador, violeiro e produtor, com dois discos gravados. Cada um participará de duas apresentações no Folguedos Caipiras.

Novos espaços

Com trabalho mais direcionado aos palcos teatrais, a Cia Armorial aposta desta vez na experiência socioeducativa.  O projeto Folguedos Caipiras é realizado por meio de edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e prioriza o contato com alunos de escolas públicas. “Vamos levar cururus, modas de viola, catiras, pagodes caipiras, choros e toadas a estudantes a partir de 14 anos, tanto aos que estudam durante o dia, como o que são matriculados no período noturno. Além deles, estaremos também com um grupo de terceira idade, no Sesc de Taguatinga Sul. Estamos muito empolgados com o início desta temporada”, destaca o bandolinista Marcelo Lima. “A oportunidade de contato com os alunos que estudam à noite é bastante especial, pois geralmente não têm tempo para conhecer e apreciar a arte, porque trabalham o dia todo”, completa o músico Nelson Latif.

Cada apresentação terá, em média, 45 minutos - por conta das agendas escolares. O repertório mescla canções autorais, como “Violinha Caipira”, composição de Marcello Linhos; com clássicos como o Gilberto Gil e Dominguinhos (“Lamento Sertanejo”), e Rolando Boldrin (“Vide Vida Marvada”), entre outros. “O folguedo me encanta e, como instrumentista, me inspirei vendo outros músicos tocarem. Então, essa é a grande sacada. Tocar na frente das pessoas, conversar com elas, colocar um bandolim na mão de uma criança ou adolescente. Para mim, é uma forma de devolver o que aprendi”, comemora Marcelo Lima. “Esse tipo de música é a nossa verdade. É o que a gente gosta e a razão da formação da Cia Armorial”, salienta Nelson Latif, adiantando que a transformação do projeto Folguedos Caipiras num festival anual fixo é uma ideia que está no radar do grupo. “Essa é a primeira edição, mas nosso objetivo é perceber e avaliar a temperatura do retorno do público para entendermos se há campo para um evento mais amplo futuramente”, finaliza Latif.

Serviço
Projeto Folguedos Caipiras, com Cia Armorial e convidados

Data e horário: 09/05 (segunda-feira), 20h
Local: CED 07, Gama
Endereço: Quadra QNN 13 AE, Norte Ceilândia. Cep 72225-130 | Brasília - DF.

Data e horário: 11/5 (quarta-feira), 20h
Local: CEM 12, Ceilândia
Endereço: St. P QNP 13 - Ceilândia, Cep 72241-300 | Brasília - DF.

Data e horário: 12/5 (quinta-feira), 10h
Local: CEM 12, Ceilândia
Endereço: St. P QNP 13 - Ceilândia, Cep 72241-300 | Brasília - DF.

Data e horário: 16/5 (segunda-feira), 20h
Local: CED Gesner Teixeira, Gama
Endereço: Rua Das Dálias Lt 2 A 6 - Gama, DF, 72104-970

Data e horário: 17/5 (terça-feira), 10h
Local: Sesc Taguatinga Sul, Taguatinga 
Endereço: Setor F Sul, Taguatinga Sul Área Especial 3, Cep 72016-012 | Brasília – DF.

Data e horário: 23/5 (segunda-feira), 20h
Local: CED 02, Taguatinga
Endereço: Qsd 09/11 Ae, Taguatinga Sul - Taguatinga, Brasília - DF, 72015-240

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp