CIDADE NO AR Publicidade 728x90
26/08/2022 às 18h13min - Atualizada em 29/08/2022 às 00h00min

Orquestra Violões do Forte de Copacabana na Mostra ATG Rio

Formada por jovens estudantes da rede pública de ensino, grupo multi-instrumental se apresenta na próxima quarta-feira, 31/08, na Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente, no Teatro Dulcina, no Rio. A entrada é franca. Evento é parte do programa Arte de Toda Gente, parceria da Funarte com a UFRJ.

SALA DA NOTÍCIA Arte de Toda Gente - Funarte e UFRJ
www.sinos.art.br
Orquestra Violões do Forte de Copacabana – foto Rudy Trindade divulgação

Formada por 25 jovens de entre 13 e 21 anos, todos alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana se apresenta um repertório de pérolas da MPB na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, no Teatro Dulcina, no Centro do Rio. O show faz parte da Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente Rio de Janeiro, que ocupa o teatro às quartas-feiras. As apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser obtidos antecipadamente por meio da plataforma virtual Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/orquestra-violoes-do-forte-de-copacabana/1686714) ou retirados diretamente na bilheteria. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente – ATG, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

A Orquestra

Criada há 11 anos pelo Instituto Rudá, a Orquestra Violões do Forte de Copacabana tem como propósito incentivar novos talentos e difundir a cultura musical, fazendo da música um instrumento de inclusão social e formação profissional. “O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior, diretora artística e criadora do projeto.


 

O Programa

Cascavel (Antônio Adolpho)

Travessia (Milton Nascimento)

Sue Ann (Tom Jobim)

Mercedez (Luiz Potter)

Só danço samba (Tom Jobim)

Mambo 5 (Pérez Prado)

Fascinação (Maurice de Féraudy/ Amando Lousada)

Canção do sal (Milton Nascimento)

Final feliz (Jorge Vercillo)

Olhos coloridos (Macau)

 

A Mostra ATG

 

A Mostra Arte de Toda Gente já realizou edições em outras regiões, nos formatos presencial e online, cujos vídeos podem ser acessados no site do projeto Bossa Criativa https://www.bossacriativa.art.br/ e no canal Arte de Toda Gente no Youtube https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente

A iniciativa é voltada para a divulgação de cidades onde estão localizados pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural. No Rio de Janeiro, a Mostra ATG ocupa o Teatro Dulcina desde o fim de fevereiro. A programação alterna atrações selecionadas pelo Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, mais dedicado à música clássica; com outras indicadas pelo Bossa Criativa, que dá mais destaque à música popular. Ao lado do Um Novo Olhar, os dois projetos integram o programa Arte de Toda Gente.

 

 

Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ

O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas a partir de 2020. São elas os projetos Bossa Criativa – Arte de Toda Gente (www.bossacriativa.art.br), Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovoolhar.art.br/).


 

Serviço:

Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente – Orquestra Violões do Forte de Copacabana

Onde: Teatro Dulcina - Rua Alcindo Guanabara, 17 Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Telefone: (21) 2240 4879 (Próximo ao VLT e ao Metrô Cinelândia)

Quando: 31 de agosto de 2022 às 19h (quarta-feira)

Ingressos: Entrada gratuita com ingressos disponíveis na plataforma Sympla

https://www.sympla.com.br/evento/orquestra-violoes-do-forte-de-copacabana/1686714

Novos eventos em:

https://www.sympla.com.br/produtor/httpsartedetodagentecombr

Sujeita à lotação do teatro. Todos os protocolos sanitários vigentes serão observados.

 

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

P rojetos UFRJ – Funarte: [email protected]

Assessoria de Comunicação da Funarte: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp