CIDADE NO AR Publicidade 728x90
22/09/2022 às 16h24min - Atualizada em 23/09/2022 às 00h00min

Embrapa e BASF fecham acordo de cooperação técnica para estudar convivência harmônica entre produção de soja e de mel no Brasil 

 Iniciativa abrangerá lavouras no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul 

SALA DA NOTÍCIA BASF
BASF
Divulgação
Estudar as melhores práticas agrícolas para promover uma boa convivência entre os produtores brasileiros de soja e de mel é um dos objetivos da nova parceria de pesquisa firmada entre a BASF e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com atividades fixadas em lavouras nos municípios de São Gabriel (RS), Maringá (PR) e Dourados (MS) a partir da safra de 2022/23, a iniciativa resultará na elaboração de uma cartilha com recomendações básicas para a coexistência entre sojicultores e apicultores, de forma a contribuir com uma maior e melhor produtividade de soja, longevidade das colônias de abelhas e manejo de resíduos. 

Décio Gazzoni, pesquisador da Embrapa Soja, um dos responsáveis pela condução da pesquisa, ressalta a importância dos campos de soja para os apicultores. "O estudo  é relevante para o desenvolvimento conjunto, sempre mais sustentável e eficiente, dos setores da sojicultura e apicultura. Como resultado, temos uma via de mão dupla, que pode beneficiar tanto apicultores quanto sojicultores, incentivando uma maior integração entre essas duas importantes áreas do agronegócio brasileiro", afirma. Para efetivos resultados, o estudo ampara-se na tríade de diálogo, comunicação e compromisso entre as partes; boas práticas agrícolas, especialmente no uso de medidas fitossanitárias; e boas práticas apícolas.

De acordo com o gerente de Stewardship e Sustentabilidade de Soluções para Agricultura da BASF, Maurício do Carmo Fernandes, a empresa incorpora constantemente critérios de sustentabilidade às suas pesquisas agrícolas. A BASF estabeleceu metas como: aumentar em 7% ao ano a parcela de soluções que contribuem significativamente com a sustentabilidade e promover o uso seguro das soluções com as boas práticas agrícolas.

"Acreditamos que investir nesta iniciativa vai contribuir para o  legado da agricultura. Todos podem sair ganhando nesta relação da produção de soja e de mel. A BASF apoia e promove esse trabalho conjunto, e é por isso que nos unimos à Embrapa neste desafio. Afinal, estamos em busca do equilíbrio ideal entre a produção agrícola e o meio ambiente", afirma Fernandes. 

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado. 

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF
A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso – para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2021, nossa divisão gerou vendas de €8.2 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um de nossos canais nas redes sociais.

Sobre a BASF
Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 111 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de €78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.

Sobre a Embrapa 
Criada em 1973, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),  vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tem como missão viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira. A iniciativa tem o desafio constante de garantir ao Brasil segurança alimentar e posição de destaque no mercado internacional de alimentos, fibras e energia. Na execução dessa tarefa, em permanente diálogo com produtores, organizações científicas e lideranças do Estado e da sociedade civil, a Embrapa se pauta por: excelência científica em pesquisa agropecuária,  qualidade e eficiência produtiva em cultivos e criações,  sustentabilidade ambiental,  aspectos sociais, parcerias com o setor produtivo. 

Uma das 43 unidades de pesquisa da Empresa é a Embrapa Soja, sediada em Londrina (Paraná). Seu histórico está pautado no desenvolvimento de soluções para a cultura da soja. Participante de uma rede interinstitucional de parcerias, tornou-se referência mundial na geração de tecnologias em regiões tropicais. Entre suas contribuições, destacam-se o desenvolvimento da inoculação da soja com bactérias fixadoras de nitrogênio; as técnicas de manejo, fertilidade e conservação do solo; o manejo integrado de insetos praga, doenças e plantas daninhas e o desenvolvimento de cultivares de soja adaptadas para diferentes regiões brasileiras.
                      
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
BASF
Roberta Silveira – (11) 9.4883-7723
Vitorya Paulo – (51) 9.9196-0701

Embrapa
Lebna Landgraf - (43) 3371- 6061 (Whatsapp)
[email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp