CIDADE NO AR Publicidade 728x90
28/12/2022 às 13h33min - Atualizada em 29/12/2022 às 00h03min

Caramuru Alimentos lança o Selo e a Certificação “Padrão Sustentar”

Criado em 2015 com o intuito de assegurar a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva, o Padrão Sustentar realiza diagnósticos e monitoramento de mais de 100 indicadores socioambientais e econômicos dos fornecedores de soja, milho e girassol

SALA DA NOTÍCIA Tatiane Fornari
A Caramuru Alimentos, uma das líderes no Brasil no processamento de soja, milho, girassol e canola, lança oficialmente o Padrão Sustentar. Criado em 2015 com o apoio da Brasil Sustentabilidade, o Programa foi se aperfeiçoando durante os anos para realizar diagnósticos e monitoramento de mais de 100 indicadores socioambientais e econômicos dos fornecedores de soja, milho e girassol, assegurando a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva. 

As diretrizes e práticas estabelecidas pelo Padrão Sustentar têm gerado bons resultados e criado valor tanto para para a Caramuru, como também para os fornecedores de matéria-prima que se beneficiam das melhores práticas ambientais e sociais. Para os fornecedores que estão de acordo com as normas de sustentabilidade do Padrão Sustentar, e cobrem os indicadores necessários, esses recebem a Certificação Sustentar. Já aqueles que cumprirem todos os atuais trinta e quatro indicadores, entre eles ocorrência de desmatamento, trabalho análogo á escravidão e áreas embargadas, recebem o Selo Sustentar, que permite a aquisição da matéria-prima pela Caramuru. 

De acordo com a Companhia, apresentar evidências claras e documentais de que a produção agrícola e seus derivados foram originados de forma sustentável e de acordo com as melhores práticas globais pode beneficiar a todos, clientes, indústrias e consumidores finais. “A importância do Programa está diretamente ligada aos valores de ESG que a Caramuru preza para oferecer produtos que sejam integralmente oriundos de fontes sustentáveis e reconhecidos pelo respeito ao meio ambiente, às questões sociais e à sua viabilidade econômica para atender um mercado cada vez mais exigente”, declara Marcus Thieme, Diretor de ESG / Relações com Investidores da Caramuru.
 
Com a iniciativa, a Caramuru garante que os produtos coletados pela empresa sejam originados de forma sustentável e rastreável. Além de orientar e acompanhar os processos dos fornecedores de matéria-prima, a Companhia promove o entendimento e a aplicação dos princípios de sustentabilidade nas atividades rurais com treinamentos constantes e compartilhamento das melhores práticas de gestão. “A intenção é realizar treinamentos aos fornecedores apoiando-os a alinhar suas atividades agrícolas com melhores práticas existentes de sustentabilidade”, diz André Soares, Gerente de Agricultura Familiar e Sustentar. “A melhoria contínua é um valor intrínseco do Padrão Sustentar, por isso, desde sua criação, revisões periódicas dos indicadores são realizadas, aumentando seu número de 15 em 2017 para 134 em 2022”, esclarece Soares. 

Desde 2015, a empresa vem estruturando o Padrão Sustentar e adaptando por constantes melhorias no uso de inteligência artificial e tecnologia geoespacial para monitorar toda a cadeia de fornecedores, utilizando protocolos com diversos critérios socioambientais que permitem a mensuração e verificação dos dados coletados, analisados pela equipe interna de agrônomos. “Os critérios mínimos para se tornar fornecedor da Caramuru são verificados em um processo de rastreabilidade e geomonitoramento. Rastreamos toda a matéria-prima adquirida e comprovamos sua originação de acordo com as melhores práticas globais, assegurando a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva”, explica Célio Garcia de Oliveira, Diretor de Originação e Armazéns Gerais da Caramuru. 

Em 2022, a Caramuru ampliou os esforços para estabelecer melhorias do programa e encarregou a Proforest de validar o Padrão Sustentar, não apenas em relação aos critérios de desempenho como também na estratégia, implementação, transparência e credibilidade da iniciativa. Dessa forma, a avaliação trouxe recomendações que estão sendo internalizadas em um plano de ação dentro da Companhia para avançar na transparência do programa. 

Selo Sustentar
Para o Selo Sustentar, 34 itens obrigatórios são verificados, entre eles ocorrência de desmatamento, trabalho análogo á escravidão e áreas embargadas. O Selo indica que a produção auditada passou pelos critérios mínimos e essenciais de conformidade e é obrigatório para possibilitar a aquisição da produção pela Caramuru. 
 
Para o fornecedor de matéria prima, o cumprimento das demandas globais por sustentabilidade e a comprovação de que sua produção foi realizada de forma sustentável garante mais oportunidade de negócio, seja quanto à comercialização como também a oportunidade de melhores linhas de crédito.

Certificação Sustentar
A Caramuru está iniciando o processo de Certificação Sustentar que vai abranger inicialmente 8% da base de fornecedores, ou seja, em 2022 são 543 fornecedores com a verificação de 134 itens de conformidade que detalham assuntos como: Documentação da propriedade rural, certificados de treinamento e cursos dos colaboradores, conformidade com o Código Florestal, bem estar e cuidado com animais domésticos e de criação, proteção a biodiversidade, uso consciente da água, cuidados e segurança no manuseio e uso de agrotóxicos, responsabilidade e ética social e econômica, além da ênfase em organização e nos métodos de trabalho utilizados.

Para o fornecedor, são muitas as vantagens de ter certificação, como oportunidade da redução do custo de produção a partir da utilização das boas práticas agrícola e agronômicas; fortalecimento do relacionamento com a Caramuru; inserção na cadeia produtiva sustentável; acesso a informações confiáveis; acompanhamento técnico das melhorias e evolução; certificação e consultoria gratuita.

Não existe custo para o fornecedor ter a Certificação e o Selo. O custo do Programa Sustentar é pago pela Caramuru e inclui visitas de diagnóstico pela equipe de agrônomos, acompanhamento, treinamentos para os agrônomos e para os produtores, material escrito, acesso a informações e orientações personalizadas com a equipe de agrônomos podendo tirar dúvidas em tempo real ao longo do ano todo, e as análises para obtenção do Selo e da Certificação.

“Mais do que um programa, o Sustentar é um compromisso da Caramuru Alimentos com o desenvolvimento sustentável. Representa os valores da empresa, sendo a nossa digital em tudo que fazemos. Buscamos garantir a aplicação dos conceitos de sustentabilidade em toda a nossa cadeia produtiva, desde o fornecimento de matéria-prima, até a comercialização dos produtos nos mercados”, completa Júlio César da Costa, CEO da Caramuru.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp