17/01/2023 às 15h40min - Atualizada em 18/01/2023 às 00h03min

Conheça os ingredientes ativos que melhor auxiliam no manejo eficiente de vermes e carrapatos na pecuária

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini
Quarenta quilos a menos por bovino por ano. Esse é o prejuízo estimado provocado por verminoses e carrapatos no gado de corte. Mais do que impacto ao bem-estar animal, esse número representa severas perdas econômicas para as propriedades de pecuária brasileiras – sejam de pequeno, médio ou grande porte. "Para minimizar essas perdas, o melhor caminho é investir em soluções que combinem ingredientes ativos de alta performance para defender os animais contra esses parasitas", recomenda Antônio Coutinho, gerente de marketing para animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.

"Os vermes e os carrapatos são inimigos antigos dos pecuaristas brasileiros, especialmente porque se desenvolvem com facilidade no clima tropical do nosso país. Sua disseminação rápida também se reflete nos prejuízos, que são gigantescos e superam a marca dos R$ 12 bilhões ao ano. É preciso apostar em um manejo eficiente ou fazer contas das perdas", ressalta o especialista da empresa, uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo.

Ele explica que os parasitas internos e externos colocam em xeque a produção de carne bovina e de leite, também de outros produtos, como o couro – que tem sua qualidade sensivelmente afetada pelo ataque dos carrapatos, restringindo o seu valor.

"Em razão das altas perdas, o pecuarista precisa estar atento às melhores formas de manejo sanitário. A combinação dos ingredientes ativos ivermectina e fluazuron tem se mostrado extremamente eficaz, oferecendo dupla proteção efetiva. Juntos, esses ativos inibem o desenvolvimento de parasitas internos (vermes) e externos (carrapatos). Dessa forma, evitam que a saúde do animal seja afetada, garantindo a produtividade do projeto pecuário", destaca Coutinho.

A Vetoquinol recorreu à ciência para juntar os dois ingredientes ativos no inovador antiparasitário Contratack® Injetável. "Esta é a única solução disponível no mercado contra vermes e carrapatos à base de ivermectina de longa duração associada a fluazuron. Testado e altamente seguro, o produto garante que o rebanho fique limpo por dentro e por fora, mantendo o bem-estar e a saúde intactos para proporcionar produtividade, lucratividade e qualidade da carne e do leite", finaliza o especialista.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp