CIDADE NO AR Publicidade 728x90
08/02/2023 às 21h19min - Atualizada em 09/02/2023 às 00h00min

Primeiro bloco de cegos do Brasil estreia em BH neste sábado

O bloco Cabra Cega vai ocupar a Rua Mármore, no bairro de Santa Tereza, no dia 11 de fevereiro, a partir das 10h, com clássicos do forró

SALA DA NOTÍCIA Grupo Balo
O carnaval de Belo Horizonte passa a contar com um bloco totalmente diferente de todos os que já integram a programação momesca da cidade. É que pela primeira vez na capital mineira e no Brasil, um bloco, cuja banda é formada 100% por cegos, vai para a rua. Este feito é do Cabra Cega, que vai apresentar clássicos do forró e agitar os foliões neste sábado, 11 de fevereiro, a partir das 10h, no bairro de Santa Tereza (Rua Mármore, nº 170).   

O bloco Cabra Cega foi criado neste ano a partir da banda de mesmo nome, que teve como primórdio o famoso Forró No Escuro, formada exclusivamente por músicos com deficiência visual e que têm como base o bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte. E foi justamente o local em que o grupo está sediado que determinou a criação do bloco, pois a gestora cultural Polly Paixão, que atua na produção do Baianas Ozadas e do Funk You, e é residente do mesmo bairro e, ao conhecer o trabalho dos artistas, percebeu uma oportunidade.

Polly Paixão destaca que ficou encantada com o trabalho da banda Cabra Cega. “São músicos talentosos, que tocam clássicos do forró e atuam em prol da bandeira da inclusão. Por isso, vejo que é uma forma de proporcionar alegria e diversão aos foliões, contribuir ainda mais para o carnaval de BH e, acima de tudo, mostrar o potencial dos artistas com deficiência visual. Eu garanto que ninguém fica parado quando eles começam a tocar”, diz. 

O músico Jerônimo Rocha, baixista e vocalista do grupo, garante que será um bloco com emoções únicas, com um repertório de forró cuidadosamente formado por grandes sucessos. “Elencamos as músicas mais clássicas para que todos possam cantar e dançar com a gente. Vai ter o mestre Gonzagão, Dominguinhos, Anastácia, Geraldo Azevedo, Alceu Valença e outros nomes do cenário musical brasileiro. Vamos fazer história, afinal, somos o primeiro bloco cuja banda é formada 100% por cegos em todo o país”, salienta.

Para Jerônimo Rocha, além de ser um momento festivo, é também uma oportunidade de promover a conscientização. “Muito se fala sobre a inclusão das pessoas com deficiência, mas de fato, nem todos estão engajados nesta missão. Por isso, o nosso desejo é, com a nossa música e a trajetória de mais de 20 anos de artistas que vivem do forró, contribuir para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva”, conclui.

Sobre a banda do bloco Cabra Cega
Formada em janeiro de 2002, o grupo Forró No Escuro, que é o primórdio do Cabra Cega, traz uma característica ímpar no meio artístico, todos os músicos são cegos. São ex-alunos do Instituto São Rafael, escola especializada para cegos em Belo Horizonte, que em 1997 a maioria dos integrantes formaram a banda Forró no Escuro, que teve boa repercussão na capital mineira.

O grupo, que já fez mais de 200 apresentações e até turnês internacionais, é formado por Jerônimo Rocha (voz e baixo), Alessandra Madureira (triângulo e voz), Atlas Felipe (flauta), Leoniudo Lopes (bateria e zabumba), José Maria (violão) e Jeandersom (teclado).

Serviço:
Bloco Cabra Cega 
Data: 11/02 (sábado)
Horário: 10h
Local: Rua Mármore, nº 170, Santa Tereza, Belo Horizonte, MG

 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp