CIDADE NO AR Publicidade 728x90
24/02/2023 às 12h04min - Atualizada em 27/02/2023 às 00h03min

Época de chuvas aumenta o risco de doenças dermatológicas em equinos

Época de chuvas aumenta o risco de doenças dermatológicas em equinos

SALA DA NOTÍCIA Isadora Fabris

"O criador de cavalos precisa redobrar sua atenção. Períodos quentes e com chuva potencializam o risco de surgimento de doenças dermatológicas em equinos, seja diretamente, afetando principalmente os animais à pasto por conta da umidade, ou indiretamente, pelo aumento de insetos e ectoparasitas. Por vezes negligenciadas, essas questões podem prejudicar o bem-estar dos animais e comprometer o seu desempenho atlético." O alerta é feito por Alexandre Augusto Cerqueira Tinôco, sócio-fundador da Clínica do Rancho, a primeira empresa veterinária especializada em cavalos e com atendimento 24 horas na Bahia.  

 

Nesses períodos, a inspeção frequente dos animais é fundamental, sendo importante contatar o Médico-Veterinário ao sinal de qualquer problema na pele, como queda de pelos e presença de crostas, inchaços, vermelhidão ou secreções. “O auxílio do profissional capacitado nesses casos é ainda mais importante porque, muitas vezes, diferentes doenças possuem apresentações parecidas, mas prognósticos e tratamentos bem diferentes”, completa.  

 

Os quadros variam de infecções que entram em remissão espontaneamente passadas as chuvas, como dermatofilose (causada por uma bactéria) e dermatofitose (causada por alguns fungos) a quadros com comprometimento da longevidade atlética do animal, como a habronemose cutânea (resultante do ciclo errático de um parasita do estômago dos equinos) ou a hipersensibilidade à picada de insetos (uma reação alérgica), ou mesmo da própria vida, como a pitiose (causada por um pseudo-fungo).   

 

"Muitos desses problemas estão relacionados à proliferação das incômodas moscas. Além da dolorosa picada, irritação causada nos animais e das miíases (bicheiras) causadas por suas larvas, também são responsáveis por transmitir diversas doenças e potencializar o risco de outros problemas dermatológicos ao romper a integridade da barreira da pele”, alerta Tinoco.  

 

Algumas dicas podem ajudar a evitá-las. “Em primeiro lugar, é preciso ter cuidado redobrado com a limpeza das camas nas baias e nos piquetes, tanto na frequência quanto na escolha do local de descarte dos resíduos. O uso de repelentes ou de iscas artificiais na propriedade são importantes aliados. Além disso, pode-se lançar mão de telas nas baias, máscaras protetoras ou ventiladores para proteger os animais", salienta o veterinário.  

 

“O tratamento adequado das feridas e lesões tem importante papel nessas épocas, evitando as moscas atraídas pelas secreções e as infecções secundárias”, finaliza.  

Uma das empresas líderes em saúde animal para equinos, a Vetnil possui em seu portfólio uma ampla gama de soluções para auxiliar o tratamento de feridas em equinos. Tergenvet®, por exemplo, ajuda a remover crostas e secreções, sem agredir o tecido danificado. O antimicrobiano Furanil® previne infecções nas feridas por meio de ação antisséptica. Para as lesões já infectadas, a pomada Vetaglós® ajuda a combater microrganismos e acelerar o fechamento dos bordos. E, por último, Alantol®, pomada que ajuda na cicatrização final e na regeneração da pele, além de conter um veículo repelente.  

 

"O estresse e o desconforto que o animal sofre em razão desses problemas não pode ser desconsiderado. As alterações comportamentais podem gerar consequências negativas, como redução de ingestão hídrica e alimentar. Tudo isso é uma porteira aberta para outras enfermidades. Deve-se ter em mente que os ferimentos serão mais difíceis de tratar se o cavalo não tiver condições nutricionais adequadas. Por isso, o uso de suplementos que contenham biotina, zinco e aminoácidos sulfurados pode ser importante para auxiliar na estrutura e qualidade da barreira cutânea, facilitando a recomposição da pele. Estar atento aos mínimos detalhes ajuda o bem-estar e a produtividade dos equinos", finaliza Tinôco.  

 

Sobre a Vetnil  

 

A Vetnil é uma empresa brasileira idealizada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, em 1994, na cidade de Louveira (SP). Nasceu com a intenção de desenvolver produtos nacionais de qualidade a preços acessíveis para o mercado de saúde animal. Hoje é uma das líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, com um portfólio sólido e reconhecido entre os profissionais do setor. Está presente em diversos países da América Latina, em especial, Chile, Colômbia e Peru, e também em países como Eslovênia, Angola e Emirados Árabes Unidos. Em 2020 recebeu o prêmio Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Brasil no ranking Indústria.  

Para mais informações, acesse o site vetnil.com.br e siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp