CIDADE NO AR Publicidade 728x90
10/03/2023 às 11h39min - Atualizada em 13/03/2023 às 00h03min

Excesso de chuvas é perigoso para os cascos de equinos

SALA DA NOTÍCIA Viviane Righetti Passerini

Épocas de muito calor, geralmente, são acompanhadas de chuvas intensas. Janeiro e fevereiro foram assim – e março também deve ser. Nas últimas semanas, foram registradas temperaturas extremas e precipitação acima da média para o verão, algo que deve se tornar cada vez mais constante.  Esse clima impacta diretamente no bem-estar dos equinos, pois o excesso de umidade no ambiente pode contribuir para o aumento dos problemas nos cascos, importante causa de lesões nos cavalos de esporte e lazer. 

"A umidade representa um importante problema para a saúde dos cascos dos cavalos, principalmente os animais atletas. Quando apresentam problemas nos cascos, os equinos que participam de competições ou fazem longas caminhadas perdem desempenho e podem ficar semanas, ou até mesmo meses, afastados de atividades, o que também gera impacto econômico para os criadores. Afinal, o tratamento não é simples – e há ainda a perda de competições", afirma Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal. 

O manejo correto dos cascos, além de manter o bem-estar físico do animal, ajuda a prevenir doenças e pode ser feito com suplementação adequada e ração balanceada, ajustada às necessidades nutricionais dos animais, além de água de qualidade à vontade. "Nutrientes como zinco, manganês, selênio e biotina – e também a DL-metionina, fonte orgânica de enxofre, beneficiam e estimulam a produção da queratina, que é a proteína fortalecedora dos cascos", ressalta Oliveira. 

De acordo com o especialista, a ingestão desses nutrientes auxilia diretamente a hidratação dos cascos e beneficia a recuperação de ferrageamentos. Além disso, a oferta periódica evita quebras nos cascos e facilita cicatrizações, tornando os cavalos mais resistentes a lesões, ocorrência comum em épocas de chuvas. 

Para ajudar os criadores, a Vetoquinol – uma das 10 maiores indústrias veterinárias do mundo e que está completando 90 anos – desenvolveu Kerabol®, suplementação com eficácia comprovada cientificamente e que possui os nutrientes essenciais para a saúde dos cascos. "Essa solução possui nutrientes na forma líquida e biologicamente ativos com elevada biodisponibilidade e eficiência, fazendo parte da linha líder e referência global na suplementação nutricional para equinos, Equistro®, que tem 35 anos de presença mercado", afirma Evandro Oliveira. 

"A recomendação é oferecer dosagem de 10 ml por dia para cavalos com até 500 quilos e 15 ml por dia para cavalos acima desse peso, protocolo que normalmente tem uma duração de 100 dias. A suplementação com Kerabol® pode ser adicionada tanto na ração quanto na água ou administrada por meio de um aplicador oral. Essa facilidade gera mais conforto e não estressa os cavalos", finaliza o gerente de produtos da Vetoquinol. 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp