26/04/2023 às 18h41min - Atualizada em 27/04/2023 às 00h01min

Congresso em Belo Horizonte (MG) vai compartilhar conhecimentos, resultados e cases da Pedagogia Logosófica no Brasil, Argentina e Uruguai

Com 60 anos de atividades no Brasil, esta é a primeira vez que o Sistema Logosófico de Educação abre as portas de forma mais ampla para educadores e interessados, com o intuito de apresentar experiências vivas e reais da Pedagogia Logosófica.

SALA DA NOTÍCIA Ricardo Berlitz
https://congresso.pedagogialogosofica.com.br/
Divulgação
Nos dias 19 e 20 de maio de 2023, Belo Horizonte (MG) irá sediar o 1º Congresso Internacional de Pedagogia Logosófica, idealizado por educadores do Sistema Logosófico de Educação. O evento apresentará experiências, resultados e cases das escolas e da própria pedagogia, ancorados sob o tema central, “A Pedagogia Logosófica e a Formação Integral do Ser Humano”. O Congresso será híbrido, de forma presencial no Colégio Logosófico González Pecotche – Unidade Funcionários   Rua Piauí, 742 – Santa Efigênia, Belo Horizonte, e online. As inscrições podem ser feitas na plataforma do Congresso.

O Congresso é destinado a professores, pedagogos, estudantes de Pedagogia e de licenciaturas, dirigentes de escolas e educadores em geral, autoridades das esferas municipal, estadual e federal ligadas ao universo da Educação. A expectativa de público é de 700 participantes presenciais e mais de 3000 online.

O Congresso vai apresentar conhecimentos e experiências da Logosofia, retratando o aprendizado de alunos e ex-alunos, professores e da comunidade escolar com a Pedagogia Logosófica, criada pelo humanista e pensador argentino Carlos Bernardo González Pecotche. De modo mais amplo, a proposta do evento é também debater os desafios atuais dos educadores.

“O objetivo desse primeiro congresso é compartilhar conhecimentos, resultados e experiências práticas da aplicação da Pedagogia Logosófica, cujo propósito é o aperfeiçoamento e a evolução do ser humano, com práticas e ensinamentos para além da questão curricular, uma vez que envolve educar para a conduta e para a vida e, de forma humanística, colocar o aluno no centro das atividades para desenvolver o domínio profundo das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar, que resultará em aptidões individuais de incalculável significado para o futuro pedagógico na educação da humanidade”, explica Liara Sia Moreira Salles, coordenadora geral do Sistema Logosófico de Educação e diretora-geral do Colégio Logosófico Unidade BH-Funcionários.

A Logosofia e Fundação Logosófica
Criada pelo pensador argentino Carlos Bernardo González Pecotche, em 1930, a Logosofia é uma ciência nova, que revela conhecimentos de natureza transcendente e conduz o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis eternas.

A Fundação Logosófica criada com o objetivo de difundir a Logosofia, no Brasil é reconhecida como uma Instituição de Utilidade Pública Federal, desde 1969, pelo trabalho cultural que realiza. Sua atuação passa por vários âmbitos, dentre eles, a Educação. Mantenedora dos colégios, a Fundação Logosófica confia que são e ainda serão muitos os que poderão contribuir com as suas ações para mudar o mundo sob a ótica de uma nova cultura.

A Logosofia chegou ao Brasil em 1935, com a primeira sede da Fundação Logosófica instalada em Belo Horizonte (MG). Mais tarde, por orientação de González Pecotche – criador da ciência logosófica – foram criados os Colégios Logosóficos no mundo, com a primeira Unidade brasileira no ano de 1963, também em Belo Horizonte.

A Logosofia tem mais de 90 sedes da Fundação Logosófica espalhadas pelo Brasil, além de várias outras pelo mundo – tanto na América como na Europa. Com a aplicação de método de ensino em instituições educacionais regulares, a Pedagogia Logosófica está presente em escolas no Brasil, Argentina e Uruguai, atendendo hoje a mais de 4.000 alunos e suas famílias.

Por meio dos Colégios Logosóficos, a Fundação também tem contribuído na formação de professores e estagiários. Nos últimos anos foram realizados vários cursos para a formação continuada, dos quais já participaram mais de 5.000 de educadores de escolas públicas e particulares.

Os Colégios Logosóficos e o Sistema Logosófico de Educação
Os Colégios Logosóficos, unidades do Sistema Logosófico de Educação no Brasil, estão em plena expansão. Há duas em Belo Horizonte (MG) e uma em Uberlândia (MG); em Goiânia (Goiás), no Rio de Janeiro, em Brasília (DF), em Florianópolis (SC), em Chapecó (SC) há uma unidade em cada cidade. Outras unidades estão em formação em São Paulo (capital), Uberaba (MG), Curitiba (PR) e mais uma em Nova Lima, região metropolitana da grande Belo Horizonte.

Atualmente, os alunos do Sistema Logosófico de Educação estão distribuídos na Educação Infantil (34%), Fundamental I (35%), Fundamental II (22%) e Ensino Médio (9%).

As escolas logosóficas são particulares, mas têm como entidade mantenedora a Fundação Logosófica, instituição sem fins lucrativos. Há alunos bolsistas e os resultados obtidos com sua gestão administrativo-financeira são revertidos em recursos para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas internamente e externamente, como a divulgação da Logosofia e da Pedagogia Logosófica por meio de palestras, cursos, publicações, entre outras ações educacionais.

Com mais de 60 anos de atividades no Brasil, os Colégios Logosóficos abrem as portas de forma mais ampla com a realização de um Congresso, para os mais variados públicos, entre os quais destacam-se educadores, professores, pais e demais interessados em conhecer a ciência e a Pedagogia Logosófica. Por isso, segundo os organizadores, a contribuição primordial do 1º Congresso Internacional de Pedagogia Logosófica é fomentar a formação de professores, estagiários, educadores e demais interessados, sejam de escolas públicas, sejam de instituições particulares.

O Congresso
O 1º Congresso Internacional de Pedagogia Logosófica foi idealizado para apresentar, de forma sintética e prática, aspectos básicos da Pedagogia Logosófica. Além da realização de palestras, painéis, mesas redondas e workshops, a organização colocará à disposição dos participantes diversos materiais, como vídeos de depoimentos, mais de 120 cases práticos, E-books, livros e revista. “Queremos demonstrar a aplicabilidade da pedagogia, não somente a teoria, mas a prática e os resultados obtidos por meio da Pedagogia Logosófica, tanto no Brasil como na Argentina e no Uruguai”, ressalta Liara Sia Moreira Salles.

A Pedagogia Logosófica
O convite é para que conheçam a Pedagogia Logosófica, um enorme manancial de conceitos, estratégias e recursos que permitem a ampliação do educar, possibilitando a realizações de ações que permitem, efetivamente, realizar mudanças dentro de si mesmos e dos alunos ou filhos com quem convive. A proposta é apresentar uma concepção original do ser humano, em sua organização psíquica, mental e espiritual, dando à vida humana novas e amplas possibilidades e proporções.

“A formação dos alunos tem base na educação curricular regular e de excelência, ao mesmo tempo em que oferece uma formação baseada em conceitos morais e éticos, que abrangem a vida individual, refletida na convivência com o semelhante e no sentimento de fazer o bem”, pondera a coordenadora geral do Sistema Logosófico de Educação no Brasil.

Case na UFMG - A Fundação Logosófica iniciou uma nova frente de divulgação dos conhecimentos, por meio de uma disciplina optativa em várias universidades. Caso da UFMG, que oferece a disciplina de ‘Humanização na Prática da Medicina’, que ajuda a ampliar os recursos de desenvolvimento profissional e individual dos alunos.

Desempenho no ENEM – A performance de excelência do ensino acadêmico baseado na Pedagogia Logosófica tem propiciado que seus alunos obtenham bons resultados em diversos concursos, como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Belo Horizonte, única cidade onde a Pedagogia Logosófica é aplicada no Ensino Médio, os resultados classificam o Colégio entre os 15 melhores do Estado. 

Além do bom desempenho do Enem, a Logosofia também tem proporcionado excelentes resultados dos alunos nos processos seletivos para outras escolas e inúmeras medalhas obtidas nas diversas olimpíadas de Matemática, Ciências, Astronomia, dentre outras, realizadas no Brasil.

Serviço
1º Congresso de Pedagogia Logosofia
Realização: Fundação Logosófica
Local: Colégio Logosófico Gonzalez Pecotche – Unidade Funcionários – Rua Piauí, 742, Santa Ifigênia, Belo Horizonte (MG)
Data: 19 e 20 de maio de 2023
Horário: Dia 19 (sexta-feira) das 17h30 às 21h; 20 (sábado) das 8h30 às 18h30
Formato: Híbrido (presencial e online)
Mais informações: https://congresso.pedagogialogosofica.com.br
Inscrições (pagas): 1º Congresso Internacional de Pedagogia Logosófica


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp