05/05/2023 às 15h45min - Atualizada em 08/05/2023 às 00h03min

AGRO: trabalhador rural e os problemas na lombar e coluna

Dr. Guilherme Rossoni responde

SALA DA NOTÍCIA TKS Comunicação
Divulgação

O mundo do agronegócio necessita de muitos profissionais com uma rotina de atividades que exige uma carga física exaustiva, causando desgaste e alguns problemas de saúde. Entre eles, podemos destacar dores e doenças na lombar e coluna. As dores na região lombar entre a população, incluindo público jovem, são cada vez mais frequentes. Já as dores nas costas e coluna, estão relacionados aos fatores musculares ou deficiência em algum órgão do nosso corpo.

“Atividades com demanda árdua e que exigem força muscular e intensa capacidade humana, como as dos trabalhadores rurais, que permanecem em posições e movimentos repetitivos, são alvos dos problemas na lombar e na coluna causando lesões e traumas que merecem atenção. Inclusive, podendo gerar incapacidade temporária de trabalhar na função” afirma o Dr. Guilherme Rossoni, neurocirurgião e especialista em coluna.

Lidar com os cuidados dos animais, alimentação e manuseio para manter o ambiente salubre; produtos alimentícios, desde o plantio, colheita, até a comercialização; uso de máquinas, ferramentas e instalações agrícolas; fazem parte da rotina do trabalhador rural. Há também uma rotina intensificada em determinados períodos do ano, de acordo com o segmento e atividade de cada um, além da variedade de tarefas que um mesmo profissional precisa executar como, por exemplo, capina, trato das culturas, colheita, manuseio de máquinas, carregamento de produtos, entre outros.

Dr. Guilherme Rossoni relata os tipos de doenças que um trabalhador rural pode adquirir: “Devido a postura incorreta, excesso de peso, cansaço e movimento repetitivo do trabalho, fatores determinantes para a dor imediata nas costas, ao longo do tempo, pode se agravar e ocasionar doenças como escoliose e a lordose. Também usamos o termo lumbago, que não é uma doença, mas refere-se às dores lombares que podem acometer o trabalhador. Por conta desse movimento repetitivo, além de danificar os músculos, pode causar danos à coluna.”

Vale lembrar que, ao sentir dores ou desconforto na coluna ou lombar, o trabalhador deve procurar um especialista para o melhor diagnóstico e solução.

Sobre Dr. Guilherme Rossoni

Dr. Guilherme Rossoni possui o título de especialista em Neurocirurgia pela SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia), sendo membro titular da associação.

Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna pelo Fellowship, um programa de complementação especializada para médicos. Possui expertise em Cirurgia Endoscópica da Coluna, realizado pela Word Spine Center, além do Curso Avançado de Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral pela IRCAD, o maior centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente.

O lema do Doutor é transmitir a confiança para todos os pacientes que chegam até ele de forma empática e humanizada!

Registro de especialista em Neurocirurgia. RQE-ES 10637 | RQE-SP 73982 | RQE-RJ 31929 | CRM - SP 161.136 | CRM - ES 11.625 | CRM - RJ 52.0115109-6

Se ficou com alguma dúvida acesse o site e entre em contato com a central de atendimento:

Site: https://www.drguilhermerossoni.com.br/
Instagram: @drguilhermerossoni


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp