11/05/2023 às 18h05min - Atualizada em 12/05/2023 às 00h01min

Diversidade é a marca da Mostra Autoral do Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Uma variedade de estilos, diversas propostas sonoras, muitos sotaques. É isso o que o público poderá conferir nos dias 20 e 21 de maio, na Mostra Autoral da segunda edição do FestMAO – Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto.
   

Catarina no Sofá - foto - Luz Vermelha                      Tata Chama e as Inflamáveis - foto -  Pedro Carcereri

Nos dois dias da Mostra Autoral, oito bandas se revezarão no palco do Armazém Baixada (rua Duque de Caxias, 141, Centro, Ribeirão Preto) para mostrar seus trabalhos que vão do samba ao folk, do pop ao rock, passando também pela MPB, pelo jazz e pelo rap: Catarina no Sofá, de Descalvado (SP); Tata Chama e as Inflamáveis, de Juiz de Fora (MG); Mununu, de Poços de Caldas (MG); Folk na Kombi, de São Paulo (SP); Quadrilha, de João Pessoa (PB); Janine Mathias, de Curitiba (PR), Dresden e Chic Hernandez, ambas de Ribeirão Preto (SP). O acesso aos shows desta mostra é gratuito e solidário, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.
  

Mununu - Foto -  Carvalho Agência Cultural                  Folk na Kombi

“É sempre bom tocar em Ribeirão por conta do acolhimento dos amigos e dos fãs, que sempre nos acompanham. Estamos animados para fazer esse show, pois é uma oportunidade muito legal de nos apresentarmos para um público diferente do nosso e que vai comparecer ao festival para assistir a outras bandas”, diz Chicão Gaspar, integrante da Chic Hernandez.
 

Quadrilha - foto -  Thayse Gomes                                  Janine Mathias - foto - Renato Nascimento     
                  

Os nomes do line-up foram selecionados entre as 163 inscrições feitas para esta edição da mostra, vindas de 73 cidades, de 14 estados brasileiros. Entre os critérios avaliados pela equipe de curadoria do FestMAO para a Mostra Autoral foram considerados a obrigatoriedade de letras em português, formação mínima da banda com três integrantes a partir de 18 anos e a autoralidade do trabalho.
   

Dresden (dvulgação)                                                         Chic Hernandez - foto - Bem Feito Produções

Com três EPs lançados desde 2019 e o recém-lançado single “Desentristecer”, a banda Quadrilha vem da Paraíba trazendo na bagagem a tradição da música vocal brasileira de grupos como Boca Livre e Quarteto em Cy. “Nosso som carrega a influência da musicalidade nordestina entre baladas e baiões e todos os arranjos são construídos tendo como principal elemento a harmonia vocal. Certamente será uma experiência enriquecedora participar do festival e esperamos gerar novas conexões e um novo alcance do nosso trabalho”, afirma Elon Damasceno, um dos quatro vocalistas do grupo.

Desafio na escolha
Para o cantor e compositor Eduardo Machado, um dos curadores da Mostra Autoral, a tarefa de seleção das bandas foi desafiadora. “A qualidade do material recebido superou as expectativas, tanto na parte técnica como na musical. A variedade de estilos e ritmos e a diversidade das propostas foram incríveis. Uma amostra muito rica da pluralidade cultural do Brasil”, comenta. Além de Machado, a equipe de curadoria da Mostra Autoral é formada por Allê Trajan, cantor, compositor e diretor artístico do FestMAO, a multiartista, ativista e cantora Preta Ferreira, e a cantora e compositora Ekena, que também fará uma apresentação no festival (leia mais abaixo).

A diversidade do festival vai levar o ambiente sonoro do Armazém Baixada do folk ao samba, da metrópole ao interior. “Moramos na cidade, mas também temos influência do mato. O que trazemos do interior é a simplicidade, a sonoridade dos instrumentos característicos do folk, gênero que dialoga muito com a música caipira brasileira. Mas nosso som é contemporâneo, traz também muito do asfalto e da poesia que encontramos nas esquinas, na noite e no movimento cultural paulistano. O público pode esperar o nosso melhor”, explica Nô Stopa, voz, violão e bandolim da Folk na Kombi, que vem da capital paulista para a primeira apresentação em Ribeirão Preto.

Outra atração que faz sua estreia nos palcos da cidade é Janine Mathias, que vem de Curitiba, capital paranaense, para mostrar toda a potência de seu samba, estilo que a conquistou, mas que não apagou o rap de sua trajetória. “São duas coisas que fazem parte do meu sangue e da minha história. Me sinto ainda dentro do rap cantando samba e sinto que o público vai sempre se surpreender e com o tempo entender que estas duas vertentes fazem parte do meu trabalho, da minha existência e de como eu vejo a vida”, diz a artista. Para ela, ser uma mulher preta torna os caminhos mais tortuosos e o FestMAO é uma oportunidade de ser entendida, visibilizada e valorizada, “Faz com que eu tenha mais certeza do que eu faço e que vou fazer, independentemente de onde esteja no mundo. Ser artista também é isso: é entender que a gente não tem fronteiras”, finaliza Janine.

Participações especiais
Além dos artistas selecionados para a Mostra Autoral, as duas noites de apresentações no Armazém Baixada terão ainda shows especiais de encerramento. No sábado (20), o show que finaliza a noite é da cantora Mariana Aydar e no domingo (21), quem encerra a noite e também o festival é a cantora Ekena.

Mariana Aydar  - foto - Flavia Mansur

Ganhadora do Grammy Latino 2020 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, Mariana Aydar tem cinco discos de estúdio e um documentário lançado. Em 2019, lançou seu álbum mais recente, Veia Nordestina, com 12 faixas que misturam ritmos como xote, pagodão, arrocha, galope, kuduru e rastapé. Presente na trilha sonora da novela “Travessia”, recém-encerrada na TV Globo, com a música “Espumas ao Vento”, a cantora e compositora paulistana alia elementos e ritmos contemporâneos às suas raízes do forró. Com músicas que mostram a força e liberdade de escolha das mulheres, quebrando pensamentos conservadores e patriarcais, Mariana se consolida como uma voz atual e necessária para a música brasileira.

Ekena - foto - Guilherme Campos

Natural de Araraquara (SP), Ekena é mulher, mãe, esportista, cantora, compositora e desponta como uma das grandes artistas da nova MPB, trazendo temas inerentes ao mundo da mulher contemporânea. O single "Todxs Putxs" tornou-se um hino feminista e foi destaque no Big Brother Brasil. Em seu retorno aos palcos, Ekena se prepara para alçar novos voos com o lançamento do seu segundo álbum de estúdio "35". Em nova fase mais pop e dançante, demonstra sua versatilidade sem perder a profundidade e a voz marcante que são suas características. “Estou muito feliz em participar de um festival aqui no interior, reunindo pessoas que trabalham para fomentar a cena, que é muito bonita e muito forte, tem muitos artistas incríveis. É uma grande honra ter participado da curadoria e também fazer o encerramento do FestMAO, mostrando meu trabalho, coisas do meu disco novo que vem aí e só posso dizer que vai ser tudo muito lindo e maravilhoso”, comenta Ekena.

Outras mostras
A Mostra Autoral é a principal atração do FestMAO, mas não a única. Com abrangência estendida nesta segunda edição, o evento abre espaço para diferentes manifestações artísticas e ações de formação.  As outras três mostras que compõem o festival são Redes & Encontros, Gerações e Integração. O evento também reunirá intervenções como o Palco Livre e duas feiras na cidade: A Feira do Coletivo e a Feira de Vinil.

Esta edição do Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto é contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A produção é da Trajan Produções e Capacle Produções e conta com as parcerias institucionais do Sesc, Sesi e Biblioteca Sinhá Junqueira.

O FestMAO começa na próxima terça-feira (16), em quatro pontos da cidade (Armazém Baixada, Sesc, Teatro Sesi e Biblioteca Sinhá Junqueira), com atividades presenciais e on-line. Toda a programação é gratuita.

Sobre bandas e artistas selecionados para a Mostra Autoral

Catarina no Sofá 
A banda é do interior de São Paulo, criada na cidade de Descalvado/SP, e por ser do interior traz características do que é ser da terra. O grupo tem influências do rock e do jazz, entre tantas outras, difundindo a brasilidade do que é pertencer ao local de origem e ser artista. 

Chic Hernandez & Batuqueira Band
A banda surgiu em outubro de 2009 unindo a vontade de trabalhar com ritmos das Américas e África para criar uma sonoridade particular, a partir dessa mistura. O nome da banda é uma homenagem ao lendário maestro Chic Hernandez, arranjador e pesquisador musical, que após um tour pelo mundo, resolveu misturar a salsa com o samba, o brega com o funk e o ijexá com o rock e, assim, inventou seu próprio estilo: o "Latin Lover Tropical Groove”. 

Dresden 
É uma banda instrumental autoral de Post Rock, Rock Progressivo, Psicodélico, Funky e Punk Rock, que mistura isso tudo a ritmos e toques regionais populares brasileiros. Formada em 2013, na cidade de Ribeirão Preto (SP), Dresden possui o disco de estúdio “Mulheres Sozinhas Cheirando a Flores Mortas’’, lançado em 2016, e mais 2 EPs lançados em 2019 e 2021: “Azul - 4/4” e “O Demônio do Meio-dia 3/4". O grupo criou dois espetáculos de artes integradas para o lançamento dos discos “Mulheres Sozinhas Cheirando a Flores Mortas” e “Dresden - Sinestesia” (2016/2019) em seus 10 anos de existência. 

Folk na Kombi
Com 10 anos de estrada e dois DVDs lançados, a banda paulista surgiu em 2022 com nova formação, reafirmando o amor pela música folk autoral brasileira. Com instrumentos tradicionais da música folk como banjo, bandolim, violões, bumbo e abertura de vozes contagiam e convidam o público a cantar junto. 

Janine Mathias
O samba sempre foi o lugar de onde a cantora e compositora retira sua base musical – é ele que traz a potência de suas raízes alinhada ao rap. A artista resgata a ancestralidade e a autoestima da mulher negra em um trabalho autoral, tendo em sua discografia o EP “Quero Mergulhar” (2012) e o primeiro disco “Dendê” (2018), além de diversos singles. O segundo álbum “Devoção”, que dá nome ao show, está em fase de pré-lançamento e conta com uma banda formada por músicos de Curitiba (PR). 

Mununu 
Natural de Poços de Caldas (MG), é cantor, compositor e intérprete, com um timbre de voz marcante. Seu trabalho traz composições, arranjos e melodias que buscam referências da cultura afro-brasileira, como o afoxé e ijexá, além da música mineira e do jazz. Atualmente, está em fase de produção do seu disco, que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2023.

Quadrilha
A banda surgiu em 2018, em meio ao movimento musical das noites da capital paraibana. A banda possui três EPs lançados nas plataformas digitais. Com um estilo musical em que prevalece a nova MPB, o quarteto tem uma forte influência de ritmos da música nordestina, como o forró, mas também conversa com a música do mundo. Tem como característica principal os arranjos vocais compostos pelo próprio grupo para canções que versam sobre afetos e vivências do cotidiano.

Tata Chamas e as Inflamáveis
De origem mineira, a banda independente de música brasileira e experimental tem um caráter coletivo e uma identidade plural, permitindo que suas canções transitem entre diversos ritmos da música latino-americana, numa mistura de elementos sintéticos e orgânicos. A banda segue hoje apresentando o show Fogo-Fátuo, baseado em seu álbum homônimo lançado em 2022 - que traz em suas composições originais histórias sobre liberdade coletiva e sentimentos que permeiam a experiência humana.
 
Sobre o FestMAO
O FestMAO tem como propósito celebrar a diversidade da música brasileira. Em 2021, aconteceu a primeira edição do festival, de forma totalmente on-line, promovendo uma experiência inovadora e de alta qualidade. A organização do evento busca promover o diálogo entre diferentes formas de expressão artística e valorizar a produção da música autoral. Para esta 2ª edição, o compromisso é valorizar o artista local e, ao mesmo tempo, expandir fronteiras culturais.

SERVIÇO: PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FESTMAO

DATA: 16 de maio (terça-feira)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Roda de conversa “Música, Jornalismo e Tecnologia: perspectivas” | com jornalistas Roberta Martinelli e Fabiane Pereira | Mediação Vandreza Freiria
HORÁRIO e LOCAL: 19h30 | AUDITÓRIO - SESC 
Entrada gratuita - Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

DATA: 17 de maio (quarta-feira)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Bate-papo “Nos bastidores do FestMAO: conversa com os produtores sobre os desafios da produção de um festival” | com Allê Trajan, Carol Capacle e Fernanda Moura
HORÁRIO e LOCAL: 14h | BIBLIOTECA - SESC
Entrada gratuita - Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Roda de conversa “A arte de administrar sua carreira musical: experiências e desafios da autogestão artística” | com Fernanda Marx e Fred Sunwalk | Mediação Vandreza Freiria
HORÁRIO e LOCAL: 17h | On-line – link no Canal do Palco FestMao (www.youtube.com/@PalcoFestMAO) 
Participação com acesso gratuito

EVENTO: Mostra Gerações - Show com acordeonista Gilda Montans
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Teatro do Sesi (Rua João Ignacchitti, 20-364 - Jardim Castelo Branco).
Entrada gratuita - Retirada de ingressos a partir de 03/05, às 00h00
Mais informações no link: SESI - Cultura - Gilda Montans (sesisp.org.br).

DATA: 18 de maio (quinta-feira)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Oficina “Ritmos afro-cubanos e afro-indígenas na percussão” | com Matheus “Profeta” Marques
HORÁRIO e LOCAL: 15h às 18h | ESPAÇO OFICINA 1 - SESC
Participação gratuita - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

EVENTO: Mostra Gerações - Show com cantora e compositora Verônica Ferriani
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Teatro do Sesi (Rua João Ignacchitti, 20-364 - Jardim Castelo Branco)
Entrada gratuita - Retirada de ingressos a partir de 04/05, às 00h00
Mais informações no link: SESI - Cultura - Verônica Ferriani (sesisp.org.br)

DATA: 19 de maio (sexta-feira)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Roda de conversa “Economia Criativa: tendências, desafios e oportunidades” | com Alê Youssef e Ana Carla Fonseca | Mediação Adriana Scannavez
HORÁRIO e LOCAL: 10h | on-line | link no Canal do Palco FestMao (www.youtube.com/@PalcoFestMAO)
Participação com acesso gratuito.

EVENTO: Mostra Integração - Palco Livre  
HORÁRIO e LOCAL: 18h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre com participação gratuita. Não é preciso fazer inscrição, nem retirar ingressos com antecedência.  

EVENTO: Mostra Integração - Apresentação “Dona Georgina - Feitiços da Rua” | com Coletiva Sarau DisseMinas
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre. Não é preciso retirar ingressos com antecedência.

DATA: 20 de maio (sábado)
EVENTO: Mostra Redes & Encontros - Vivência “Hip-hop: cultura em movimento e vivência na prática” | com Leser MC
HORÁRIO e LOCAL: 14h às 15h30 | AUDITÓRIO SESC
Participação gratuita - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

EVENTO: Mostra Integração - Palco Livre
HORÁRIO e LOCAL: 17h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre com participação gratuita. Não é preciso fazer inscrição, nem retirar ingressos com antecedência.  

EVENTO: Mostra Integração - Espetáculo “Show Poético Mar de Ijogun” | de Mafalda Pequenino, com Adriana Aragão e Beth Beli
HORÁRIO e LOCAL: 19h | Biblioteca Sinhá Junqueira (rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre. Não é preciso retirar ingressos com antecedência.

EVENTO: Mostra Autoral | com as bandas Catarina no Sofá, Chic Hernandez e Quadrilha
HORÁRIO e LOCAL: 22h | Armazém Baixada (rua Duque de Caxias, 141 - Centro)
Ingresso solidário (1Kg de alimento) – Abertura da casa às 21h
Show especial com a cantora Mariana Aydar.

DATA: 21 de maio (domingo)
EVENTO: Mostra Autoral | com as bandas Mununu, Janine Mathias, Folk na Kombi, e Tata Chama e as Inflamáveis e Dresden
HORÁRIO e LOCAL: 15h | Armazém Baixada (Rua Duque de Caxias, 141 - Centro)
Ingresso solidário (1Kg de alimento) – Abertura da casa às 14h.
Show de encerramento com a cantora Ekena.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp