CIDADE NO AR Publicidade 728x90
13/06/2023 às 18h39min - Atualizada em 14/06/2023 às 00h01min

Inglês continuará sendo a língua mais falada do mundo na próxima década, aponta British Council

Sediada no Brasil pela primeira vez, conferência New Directions LATAM trouxe insights relevantes sobre o futuro do ensino e do uso da língua inglesa em diversos países

SALA DA NOTÍCIA British Council
Divulgação

A língua inglesa continuará sendo a mais falada do mundo na próxima década, ao passo que os professores continuarão ocupando papel central no ciclo de aprendizagem do idioma – mesmo em meio a avanços tecnológicos como automação, inteligência artificial, aprendizado de máquina e ChatGPT.  Além disso, o inglês seguirá ganhando novas formas de acordo com a população que a reproduz e suas necessidades locais. Esses foram alguns insights anunciados durante a conferência New Directions LATAM 2023, promovida pelo British Council em São Paulo (SP) na última semana, entre os dias 25 e 27 de maio.

Essas conclusões foram extraídas da publicação “The Future of English: Global Perspectives”, lançada oficialmente no Brasil pelo British Council durante o evento, que foi realizado na universidade Mackenzie. A edição latino-americana da conferência global ocorreu pela primeira vez no Brasil e reuniu centenas de pessoas oriundas de 18 países, incluindo professores, pesquisadores e integrantes de ministérios e secretarias da educação do Brasil e do exterior.

“O inglês cresce no mundo e ganha uma nova forma em cada país que habita. A língua é mutável e feita pela população que a reproduz, então é preciso entender as necessidades locais, adaptando as formas de aprendizado e até mesmo de testagem no quesito proficiência linguística”, disse Mina Patel, gerente de projetos de pesquisa de avaliação do British Council, organização internacional voltada a relações culturais e oportunidades em educação.

Para auxiliar nesse processo de construção dos novos caminhos e aprendizados, o evento refletiu a pluralidade de falantes da língua inglesa ao redor do mundo, sejam eles nativos ou não. Foram mais de 30 plenárias e mesas redondas, incluindo workshops e palestras que contaram com a mediação de profissionais da América Latina e do Reino Unido. Todas com um objetivo em comum: dividir o futuro do inglês e construir uma educação mais acessível.

“Sem dúvida alguma atingimos o nosso objetivo, pois o público apresentou um nível de engajamento que nunca vimos antes em outros eventos. A riqueza das conversas, o intercâmbio cultural e educacional, bem como a profundidade dos materiais apresentados, certamente nos permite concluir que muito trabalho foi feito e que novos caminhos foram abertos para o aprendizado”, afirmou Mina Patel.

A publicação do British Council resgata dados que demonstram a alta penetração do inglês em diversas culturas. Estima-se que 67% da população mundial esteja exposta à língua inglesa ou fale o idioma. Além disso, cerca de 2,3 bilhões de habitantes do planeta falam inglês, sendo 388 milhões como primeiro idioma e 1,9 bilhão como língua adicional. Os dados são do estudo Based on Crystal, de 2018.

Outro número que chama a atenção é de que 25,9% dos internautas em todo o mundo têm o inglês como sua primeira língua, conforme aponta uma pesquisa feita em 2020 pela Miniwatts Marketing Group.

O futuro do inglês: quando a comunicação encontra a tecnologia

Sobre o contexto brasileiro, representantes do British Council destacaram a necessidade de um plano nacional que defina objetivos de aprendizagem em inglês a cada ano do ensino fundamental. Dessa forma, seria possível estabelecer padrões de qualidade desejáveis para diversas escolas e realidades brasileiras. "O futuro do inglês no Brasil dependerá da nossa capacidade de qualificar o ensino, ou seja, melhorar o paradigma geral da formação inicial, além de aprimorar a formação contínua, com processos de avaliação para professores e alunos", disse Mina Patel.

Dividida em três dias, a conferência New Directions LATAM 2023 abordou o encontro da linguística com a tecnologia. Conduzidas por pesquisadores de áreas diversas, as plenárias e workshops promoveram profundas trocas de conhecimento, encorajando conversas entre grupos e gerando debates sobre a realidade na sala de aula, além de temas atuais como a influência do ChatGPT.

Os workshops abordaram temas como “Quais as formas de tornar testes mais acessíveis?” e “Como tornar a língua um objeto cultural e não somente uma matéria escolar a se estudar?”, além dos impactos da automação no processo de aprendizagem. 

O evento foi parte de um conjunto de ações do British Council para fomentar conversas ao redor do mundo visando tornar o processo de integração do inglês mais inclusivo. Outra iniciativa inclui a celebração dos 10 anos da “Assessment Research Awards and Grants”, que concede prêmios e bolsas de estudo para estudantes e pesquisadores experientes na avaliação do idioma.

O British Council também é conhecido mundialmente por oferecer exames como IELTS, prova de proficiência em inglês mais aceita do mundo, e Aptis, teste de inglês para organizações, com foco em avaliar a proficiência no idioma.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp