11/03/2020 às 17h02min - Atualizada em 11/03/2020 às 17h02min

Nobu Chinen e Laudo Ferreira mediam roda da conversa sobre técnicas e segredos da criação nas HQs

COMMUNICA BRASIL
Nobu Chinen, autor do livro “O Negro nos Quadrinhos do Brasil” e o quadrinista e ilustrador Lauro Ferreira mediarão no dia 14/03 (sábado), a partir das 10h, na Casa Tombada, a roda de conversa "Por dentro da criação da HQ com Laudo Ferreira e Nobu Chinen", em que farão uma introdução à linguagem das histórias em quadrinhos. O evento é realizado pela Editora Peirópolis e livre para todos que gostariam de saber mais sobre esse universo.

A introdução será pautada tanto na teoria quanto na prática e os dois profissionais falarão um pouco da experiência pessoal sobre fases, descobertas e fluxo criativo. Além disso, será tratado sobre como se dá a pesquisa e a busca por referências, o concept dos personagens, criação dos rostos, expressões e figurinos. Bem como o momento do roteiro, com tempo-ritmo da narrativa, movimento e montagem de rafes.

Sobre os mediadores

Laudo Ferreira começou a publicar seus primeiros quadrinhos no início dos anos 80. Ganhou o Troféu HQ Mix pelo álbum À meia-noite levarei sua alma (1997) e pela minissérie Depois da meia-noite (2008, em parceria com o arte-finalista Omar Viñole) e o Troféu Ângelo Agostini de melhor desenhista (2008 e 2009) e de melhor roteirista (2010). Histórias do Clube da Esquina, a série da personagem Tianinha e a trilogia de álbuns Yeshuah são alguns de seus trabalhos mais conhecidos. Além da produção autoral, Laudo atua também como ilustrador para o mercado publicitário, editorial e de eventos e mantém o seu estúdio Banda Desenhada em parceria com o colorista e arte-finalista Omar Viñole, responsável pela colorização e finalização do Auto da barca do inferno.
Nobuyoshi Chinen, mais conhecido como Nobu Chinen, é escritor, publicitário, editor, professor e pesquisador. Este estudo foi desenvolvido como sua tese de doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É membro do Observatório de Histórias em Quadrinhos, da Comissão Organizadora do Troféu HQ Mix, das Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, e já publicou muitos artigos e capítulos sobre histórias em quadrinhos.

Serviço
Data: 14/03 (sábado)
Horário: 10h às 15h (com 1h de intervalo)
Local: A Casa Tombada - Rua Ministro Godói, 109- Perdizes – São Paulo – SP
Entrada Gratuita
Classificação livre
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp