29/12/2022 às 19h02min - Atualizada em 29/12/2022 às 18h32min

Por que muitas pessoas permanecem em relacionamentos abusivos?

Aline Camargo

Aline Camargo

Especialista em Desenvolvimento Humano ​Te ajudo a destravar seus medos para lhe permitir realizar seus maiores sonhos!

Aline Camargo

     Pelas razões que as levou a " escolher" ou a aceitar o relacionamento.
     O relacionamento é um sintoma, a causa raíz é muito mais profunda! Toda pessoa que se relaciona em uma dinâmica abusiva, ja vem de um histórico consciente ou inconsciente de abuso, seja de origem familiar, social, ou mesmo ex- relacionamento.
     Essas pessoas são pessoas que sofrem disfunções de ordem emocional que sequer tem consciência. Uma delas está diretamente ligada a baixa- estima, a senso de merecimento baixo, a autossabotagem camuflada pela palavra perdão: - Eu perdoei ele ou ela, quando na realidade ele perdoou a si mesmo do direito de escolha, simplesmente porque não foi treinado para saber fazer escolhas ou para respeitar suas vontades, mas sofreu muita manipulação. 
    Não raro, o relacionamento abusivo, trás ganhos escondidos, como por exemplo se poupar de falhar.Pense no caso da mulher que tentou trabalhar e nunca foi capaz de se manter em um emprego simplesmente porque nunca descobriu seu verdadeiro talento, e então se casa e vê esse marido abusador ,mas bom provedor. Poupa ela dessa angústia e então ela aceita ficar, mesmo sabendo o mal que tudo isso faz a ela.
    Se tornam frustradas, choram em silêncio escondidas no banheiro ou o marido traído, que é casado com esposa linda fisicamente, e que cozinha bem, é carinhosa com os filhos e com ele, que se lembra de toda a ausência materna de nunca ter sido o eleito para obter o amor da mãe.
    Esse homem vai tolerar a infidelidade abusiva dessa esposa e se fingir de morto, para não sofrer com a dor da perda da sua única chance conhecida de obter carinho validaçã, atenção ( ainda que tenha que dividir). Obviamente são exemplos hipotéticos para descrever o seguinte:
    Em todo relacionamento abusivo, teve um ser humano que já sofreu outras coisas piores, ( do ponto de vista dele (a) ) e suportar, pode ser menos doloroso que precisar lidar com a enorme carga emocional da dor existencial presente nele muito antes desse relacionamento chegar!
Link
Leia Também »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp