CIDADE NO AR Publicidade 728x90
07/12/2021 às 10h39min - Atualizada em 07/12/2021 às 10h36min

Empresas de recuperação de dados, vitais para uma era tecnológica

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Divulgação

Nunca houve uma geração tão dependente da tecnologia como a nossa, o que é óbvio, se lembramos que somos a geração com mais acesso a tecnologia. O que pode ser uma grande vantagem por um lado, por outro pode ser um grande prejuízo.  

É fácil de dimensionar isso, é só se lembrar quantas informações vitais estão armazenadas em nosso celular, notebook e coisas do tipo, o que poderíamos facilmente memorizar. Por exemplo, números de telefones dos nossos familiares, senhas, logins e coisas do tipo. E se perdermos o celular todas essas informações se vão. 

Isso falando de um celular que é um dispositivo simples, mas pensa nesse cenário para uma empresas que armazena milhares de arquivos por dia, e precisa acessar esses dados com rapidez, o que a perda de dados poderia causar prejuízos para essa empresa. Uma perda pode paralisar completamente o funcionamento dela.  

As empresas têm investido cada vez mais em tecnologias para diminuir as chances de perda de dados, podemos ver sistemas altamente complexos para redundância como sistema RAID que possui inúmeros níveis como 0, 1, 5, 6, 10, 0+1, 50, 60 e outros. Todos os níveis foram criados para a segurança dos dados armazenados.  

Além dos sistemas de Backups implementados para serem um respaldo para a perda de dados.  
 

Não inúmeros os motivos que podem causar a perda de dados que vão desde danos físicos a ataques ransomware. É importante frisar que a perda de dados sempre irá ocorrer, nenhuma empresa está livre desse fardo. Por isso, empresas de recuperação de dados são tão importantes para essas empresas.  
 

Empresas especializadas em recuperação de dados.  

 
 

Diante de uma verdade que é inevitável com a perda de dados, a necessidade de empresas especializadas em recuperação de dados cresce. Mas um que o mercado precisa não é simplesmente mais uma empresa de recuperação de dados, e sim uma empresa capaz de recuperar os dados sem danificar os arquivos ainda mais.  

Essa capacidade só pode ser produzida com o tempo e a capacidade de desenvolvimento de novas tecnologias. Na área de recuperação de dados as tecnologias precisam ser desenvolvidas e isso ajuda as empresas a ter um olhar inovador, o que de fato, não é fácil, mas é necessário.  

Um exemplo claro disso é a recuperação de dados encriptados por ransomware, há alguns anos atrás, esse tipo de recuperação era impossível, porque não haviam tecnologias capazes disso. Mas hoje já existem empresas que estão desbravando essa frente com resultados expressivos, podemos citar a Digital Recovery e a Corvus.  

Os sistemas de armazenamento de dados estão cada vez mais complexos para amenizar as chances de perda de dados, é bom frisar que amenizar não quer dizer anular as chances, sempre haverá a possibilidade de perda de dados.  

Por isso, sempre será necessário conhecer empresas que possam recuperar dados em qualquer dispositivo de armazenamento.  
 

Conclusão  


Assim como as tecnologias de armazenamento evoluem, as tecnologias de recuperação também precisam seguir de perto essa evolução. Muitas dessas tecnologias são necessárias para serem desenvolvidas, e apenas as empresas verdadeiramente especializadas têm essa capacidade 

Ainda não há dispositivos que anulem completamente as chances de perda de dados, há alguns mais seguros que outros, mas nenhum é cem por cento.  

E diante disso empresas especializadas se fazem necessárias, e saber qual empresa escolher é ainda mais necessário.  


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp