28/09/2022 às 11h58min - Atualizada em 29/09/2022 às 00h00min

Una promove semana acadêmica para estudantes e profissionais de Ciências Agrárias em Catalão e região

3ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária e Agronomia acontece entre os dias 28 e 30 de setembro, na Una Catalão; evento é gratuito e aberto à comunidade.

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Ortiz | Assessora de imprensa da Una Catalão
Imagem: Una Catalão
A Una Catalão, integrante do Ecossistema Ânima, vai promover, entre os dias 28 e 30 de setembro, a 3ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária e Agronomia (Sameva). O evento, que é gratuito e aberto à comunidade, acontecerá sempre das 19h20 às 20h40, nos auditórios da Faculdade, contando com palestras ministradas por profissionais das áreas.
 
Os professores dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Una Catalão, Rafael Quirino Moreira e Marcelo Macedo, apontam que a Sameva tem como objetivo, desde a primeira edição, aprimorar a formação dos estudantes da área de Ciências Agrárias da Una. Ela também representa uma oportunidade de capacitação para médicos veterinários e produtores rurais de Catalão e região.

“A Sameva apresenta técnicas modernas e inovadoras para o trato da saúde animal e técnicas agrícolas e pecuárias pertinentes para a resolução de problemas ligados a solo, planta, ambiente e produção animal, o que faz dela uma excelente oportunidade para todos os estudantes e profissionais ligados às Ciências Agrárias”, destaca Macedo. Os interessados em assistir às palestras podem se inscrever por meio do link.


Programação

A Sameva acontecerá nas noites de 28, 29 e 30 de setembro. A primeira palestra de cada noite se iniciará às 19h20 e a segunda, às 20h40. A previsão é que a programação diária se encerre, sempre, às 21h40.

Na quarta-feira, 28 de setembro, as palestras serão direcionadas para a grande área de Ciências Agrárias e acontecerão no auditório principal da Una Catalão. A partir de quinta-feira, 29, haverá duas palestras de cada área por noite, sendo que as palestras de Medicina Veterinária acontecerão no Bloco J e as de Agronomia, no Bloco F.

Em 28 de setembro, no auditório principal, a primeira palestra será “Capim não é mato!”, ministrada pela coordenadora dos cursos de Ciências Agrárias da Una Uberlândia, Hélida Fernandes Leão. A segunda será “Gestão, Empreendedorismo e Inovação Rural”, com apresentação do administrador e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Henrique Dornas.

Em 29 de setembro, na área de Medicina Veterinária, o médico veterinário pós-graduado em Clínica e Cirurgia de Equinos Tiago Machado apresentará a palestra “Principais Patologias do Casco Equino” e a médica veterinária Ada Maria de Souza Alves apresentará a palestra “Tripanossomose Bovina”, às 19h20 e 20h40, respectivamente.

Enquanto isso, na área de Agronomia, os engenheiros agrônomos Maicon Tomazine e Polianna Alves Silva Dias apresentarão as palestras “Mercado de distribuição: o papel do engenheiro agrônomo” e “O cultivo do girassol em segunda safra: aspectos técnicos e potencialidades”. A primeira acontecerá às 19h20 e a segunda, às 20h40.

Na sexta-feira, 30 de setembro, no auditório do Bloco J, a Doutora em Ciências Veterinárias Carolina Fonseca Osava apresentará a palestra “Tecnologias Aplicadas à Suinocultura Extensiva” e a Doutora em Ciência Animal Líria Queiroz Luz Hirano apresentará “Atuação do Médico Veterinário no Tráfico de Animais Silvestres”

No mesmo dia, no auditório do Bloco F, o agrônomo Paulo Henrique Moreira Coelho apresentará a palestra “Manejos para altas produtividades” às 19h20 e Juciane Oliveira Venâncio apresentará “Teste de tetrazólio em sementes de soja” às 20h40.


Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade. 

A Una Catalão fica localizada na Rua Professor Paulo de Lima, 100, bairro Santa Cruz, em Catalão, GO.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp