09/01/2023 às 14h41min - Atualizada em 11/01/2023 às 00h03min

Qual a importância do fornecimento de magnésio durante todo o ciclo da cultura?

Segundo especialista da BRANDT, macronutriente é fundamental para a fotossíntese; sua carência nas lavouras pode causar a perda prematura de folhas e degeneração de frutos

SALA DA NOTÍCIA Renan Pereira e André Guerra

Qual a importância do fornecimento de magnésio durante todo o ciclo da cultura? 

 

Segundo especialista da BRANDT, macronutriente é fundamental para a fotossíntese; sua carência nas lavouras pode causar a perda prematura de folhas e degeneração de frutos 

 

Com o crescente aumento da demanda por alimentos em todo o mundo, as empresas do agronegócio e os produtores rurais têm buscado meios de alcançar altas produtividades nas lavouras. Entre os diversos recursos utilizados, a nutrição de precisão é uma medida eficaz e sustentável, especialmente porque beneficia as plantas e o solo.  

 

De acordo com a Engenheira Agrônoma Gabrielle Masson, um dos nutrientes mais importantes para assegurar bons resultados em produtividade é o magnésio. “Esse macronutriente é fundamental para o transporte de compostos gerados a partir da fotossíntese nas plantas, além da assimilação de CO2 e da produção de proteínas, açúcares e amido. A especialista, que é Técnica em Desenvolvimento de Mercado na BRANDT do Brasil – empresa de inovação tecnológica focada em fisiologia vegetal e tecnologia da aplicação – explica que o magnésio é importante também na ativação de enzimas do processo fotorrespiratório das plantas, o que beneficia seu crescimento. 

 

“O bom fornecimento de magnésio também é essencial para preparar a planta para eventos de estresse do meio ambiente, como mudanças repentinas no clima e no solo. Além disso, é importante para atenuar a toxicidade do alumínio no solo e possui sinergia com outros nutrientes, atuando como carreador de fósforo e melhorando a eficiência da assimilação de nitrogênio”, comenta a especialista.  

 

Falta de magnésio e correção do solo 

 

Alguns fatores interferem na disponibilidade do magnésio para as plantas, como o pH da solução do solo, teor de argila no solo e o balanço dos demais nutrientes, fundamentais para o desenvolvimento da planta. Para identificar a carência de magnésio, é necessário observar sintomas como a clorose (amarelecimento) em nervuras de folhas mais velhas.  

 

A principal maneira utilizada para fornecer magnésio para as plantas é aplicação no solo de calcários com maior teor do nutriente (Dolomítico). Contudo, muitas pesquisas têm mostrado a importância do fornecimento desse nutriente durante todo o ciclo da cultura, o que pode demandar uma suplementação com nutriente em outras fases do cultivo. Segundo Gabrielle, “quando aplicado nas folhas, o magnésio melhora os processos fotossintéticos da planta, o que é essencial no período de formação de frutos e grãos”.   

 

Escolher produtos com tecnologia é essencial para bons resultados 

 

A especialista explica que, para manter altos tetos produtivos em sua lavoura utilizando a suplementação de magnésio, o produtor precisa estar atento na escolha de produtos formulados com alta tecnologia e qualidade, especialmente para o processo de aplicação nas folhas. Entendendo a importância de manter seu cultivo nutrido durante todas as fases, a BRANDT desenvolveu a exclusiva tecnologia BRANDT Manni-Plex, inspirada na ciência e na inteligência do metabolismo de plantas que proporciona uma maior eficiência na absorção e no transporte de nutrientes via xilema e floema, realizando uma nutrição vegetal de precisão.  

 

Presente na linha, o BRANDT Manni-Plex Cal-Mag possui formulação exclusiva para fornecimento de cálcio e magnésio altamente disponível e móvel para os pontos de crescimento das plantas por conta da tecnologia BRANDT Manni-Plex. O produto, que já é destaque no mercado, tem auxiliado produtores a alcançar melhores resultados, com aumento da produção e maior rendimento.  
 

Sobre a BRANDT    

    

A BRANDT do Brasil é uma subsidiária da norte-americana BRANDT, uma empresa agrícola líder, que atende agricultores em todo o mundo. Fundada em 1953, desenvolve tecnologias que atuam na fisiologia vegetal e tecnologia da aplicação para diversas culturas. Presente em 80 países, com o propósito de respeitar o investimento do produtor entregando resultados reais no campo por meio de tecnologias inovadoras, as quais estão disponíveis numa grande rede de distribuidores. No Brasil desde 2015, possui sede em Cambé (PR) e filial em Olímpia (SP).    

  

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp