CIDADE NO AR Publicidade 728x90
08/02/2023 às 14h48min - Atualizada em 13/02/2023 às 00h03min

Para ter sistema de cria eficiente, é preciso ter atenção à nutrição já antes da gestação

Especialista da Trouw Nutrition explica a influência no manejo nutricional nos resultados da pecuária de cria.

SALA DA NOTÍCIA Raphaela Candido

O sucesso da pecuária de cria está diretamente relacionado com a capacidade de maximizar a reprodução. “Os objetivos do sistema de cria envolvem a busca por excelência nos índices reprodutivos, desmamar bezerros de qualidade e com bom peso. O manejo nutricional adequado e eficiente é uma peça-chave para obter esse sucesso”, explica Henrique Conti, gerente técnico de Ruminantes da Trouw Nutrition.

Conti explica que quaisquer ações tomadas em diferentes etapas de criação têm impacto em todo o sistema. “Desde a escolha da genética ao manejo durante a gestação da vaca, passando pelo peso do bezerro ao nascer e seu manejo após o nascimento. Todos esses itens têm importância no processo”, diz. “A qualidade da carne começa a ser definida enquanto o bezerro ainda está nos estágios embrionários e fetais. E tudo começa nas fêmeas. O fornecimento dos ingredientes certos na quantidade correta durante a gestação é essencial para ter bezerros de qualidade”.

O Escore de Condição Corporal (ECC) das fêmeas é um ótimo parâmetro para ser avaliado e ser utilizado como referência na elaboração de estratégias nutricionais. De acordo com Henrique Conti, é importante avaliar o ECC, “pois a condição corporal dos animais diz muito sobre o tamanho do desafio que terá em termos de ganho de peso para estar em condições aptas para emprenhar”.

Em um país de clima tropical como o Brasil, com variações significativas na qualidade e quantidade de forragem produzida durante o ano, a suplementação nutricional é essencial para assegurar a eficiência da reprodução do rebanho. “A suplementação surge como aliada para maximizar a produção por área. Quando feita de forma correta, apresenta resultados sempre positivos nos resultados da fazenda”, complementa Conti.

“Está provado que fêmeas melhor nutridas têm maiores índices de prenhez. Além disso, o correto planejamento nutricional contribui, e muito, para que elas emprenhem mais cedo. E vaca que fica prenha mais cedo, pare antes”, reforça o gerente técnico de Ruminantes.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp